Reunião vai orientar sobre danos causados pelas capivaras

Publicada em 15/03/2013 às 17:24

A capivara é o maior roedor do mundo, alimenta-se de capins e ervas, vive próximo a rios e lagos e, em Jundiaí, o animal tem se aproximado cada vez mais da cidade e causado medo entre a população. O animal é um dos hospedeiros do carrapato estrela, que se contaminado pode transmitir a febre maculosa.

Prefeitura inicia mapeamento de capivaras em Jundiaí

A população receberá orientações para evitar problemas com as capivaras

A população receberá orientações para evitar problemas com as capivaras

Afim de orientar a população e reduzir os problemas que a presença deste animal pode causar, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realiza, no dia 22 de março, às 15h, uma reunião no auditório do Paço Municipal com representantes de associações de bairros que têm a presença de capivaras.

“O crescimento da cidade levou a população para áreas com remanescentes de mata, local apropriado para a capivara. Agora iremos levar orientação e medidas para proteger os cidadãos e, se preciso, realizar procedimentos para o controle da reprodução dos animais”, explica o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli.

Conhecendo o problema de diversos bairros da cidade, a secretaria iniciou o mapeamento e analise das áreas de circulação destes animais. O próximo passo é realizar a contagem dos animais. “Em cada local será tomada uma medida. Entre elas existe a possibilidade de fazer a vasectomia nos machos e ligadura de trompas nas fêmeas. Este procedimento já foi testado com sucesso e é o mais adequado porque não influencia a estrutura hierárquica do bando.”

Flávio: “Os resultados virão do trabalho em conjunto da população e poder público”

Flávio: “Os resultados virão do trabalho em conjunto da população e poder público”

Outra medida que será colocada em prática é o corte da grama, pois entre os meses de março e abril os carrapatos ainda não saíram dos ovos e eles morrem com os raios solares que atingem o solo.

Para participar da reunião, os interessados devem confirmar presença pelo telefone: (11) 4589-8984.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/15/reuniao-vai-orientar-sobre-danos-causados-pelas-capivaras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original