Palavrões e gestos italianos são tema de minicurso

Publicada em 07/04/2013 às 10:02

Palavrões e gestos italianos são tema de um minicurso que ocorre dias 8 e 9 de abril, às 14h45, no auditório da Biblioteca Municipal “Prof. Nelson Foot” (Complexo Argos). As aulas fazem parte da programação da ‘I Settimana di Lingua e Cultura Italiana di Jundiai’ (1ª Semana de Língua e Cultura Italiana de Jundiaí), organizada pelo Centro de Línguas ‘Antônio Houaiss’.

A proposta aguçou a curiosidade dos jundiaienses. “Tivemos muita procura e as vagas já se esgotaram”, explica a professora Maria Eugênia Savietto. Para ela, o motivo do interesse foi o fato de o tema ser diferente dos encontrados em materiais didáticos.

De acordo ela, o curso proporcionará aos participantes a ampliação do vocabulário torpe e a possibilidade de aprender a comunicar-se em italiano, fazendo o uso também do próprio corpo. “Ao falar italiano, as mãos são tão importantes quanto a língua. As frases vêm geralmente acompanhadas de um gesto característico.”

A também professora Marília Reis destaca que durante o curso de italiano no Centro de Línguas, aspectos culturais italianos são trabalhados. “Temos projetos que abordam a culinária italiana, cinema e costumes.” Para ela, os gestos e os palavrões além de serem importantes nessa cultura, suscitam a curiosidade por parte de quem estuda ou se interessa pela língua italiana. “Por esse motivo, resolvemos incluir essa oficina na programação.”

Ela lembra que o curso é aberto não apenas a alunos do Centro de Línguas, mas à população no geral.

Parte da língua
As professoras explicam que, embora os palavrões façam parte da língua e da cultura, os italianos reconhecem que muitas vezes eles são pesados para serem ditos publicamente. “Nesses casos, eles os substituem por outros de caráter mais leve”, conta Maria Eugênia.

Ela ressalta que os alunos devem ir cientes de que alguns palavrões, infelizmente, carregam preconceito. “Nosso objetivo não é reforçá-los”, avisa.

A I Settimana di Lingua e Cultura Italiana di Jundiai abarca diferentes atividades, entre elas a apresentação de filmes; aulas de culinária; bate-papo com italianos que moram em Jundiaí, como o pintor Inos Corrandin e o chef Fabio Costantini; exposição de painéis; palestra sobre a imigração italiana em São Paulo, com do professor e historiador Virginio Mantesso Neto; além do lançamento do livro da professora do curso de culinária Angela Mela, “Italiano na cozinha”.

Por Luana Dias


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/07/palavroes-e-gestos-italianos-sao-tema-de-minicurso/
Leia mais sobre ,