Os principais avanços do primeiro trimestre

Publicada em 09/04/2013 às 19:08
Prefeito e secretários conversaram com a imprensa sobre as ações realizadas

Prefeito e secretários conversaram com a imprensa sobre as ações realizadas

Saúde
Abertura das UBSs (Unidade Básica de Saúde) na hora do almoço para acolhimento da população. Inauguração do Pronto Atendimento Central 24 horas, com investimentos de R$ 600 mil, que conta com equipamentos de última geração e 25 leitos adicionais, o que desafogou o Hospital São Vicente.

Administração
Extinção de 105 cargos em comissão (CC8 e CC9). Criação de sete coordenadorias, com objetivo de aproximar a população das políticas públicas: Coordenadoria Especial da Promoção de Políticas de Igualdade Social; da Pessoa com Deficiência; de Políticas Públicas das Mulheres; do Idoso; da Defesa Civil; da Juventude; e do Bem-Estar Animal.

Recursos Humanos
Política de valorização dos servidores por meio da Educação Continuada – 50 servidores já participaram de cursos de capacitação e qualificação. Gestão democrática e participativa que ouve os servidores públicos, colaboradores e a população no encaminhamento das ações do governo. Negociação com a categoria do aumento salarial.

Educação
Contratação de 80 agentes de desenvolvimento infantil, 20 professores, 15 cozinheiros e 8 técnicos de nutrição. Ampliação do convênio com as escolas particulares de educação infantil (creches – 0 a 3 anos), que vai garantir a criação de mais 300 vagas para o atendimento da lista de espera. Assinatura do convênio Programa Creche Escola, que irá possibilitar a construção de uma creche com 150 vagas. Reformulação do cardápio da merenda escolar, ampliando a participação de alimentos orgânicos do Projeto Vale Verde. Por dia, são 80 mil refeições servidas.

Finanças
Controle das despesas correntes, a exemplo da redução de 21% nos gastos com combustível e 27% nos gastos com telefonia fixa. Monitoramento das horas-extras abusivas em ação conjunta das secretarias. A média do primeiro trimestre caiu 57% em comparação ao mesmo período de 2012.

Ação preventiva e fiscalização em estabelecimentos de grande concentração de pessoas na cidade. Uma força-tarefa integrada com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal visitou esses locais e orientou proprietários com objetivo de garantir a segurança dos frequentadores.

Segurança
Guarda Municipal retoma rondas escolares. Objetivo é reduzir em até 30% ao ano as ocorrências nas escolas. Aumento de 12% nas rondas nos bairros em relação ao mesmo período no ano passado.

Mobilidade
Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que contempla sistema cicloviário, infraestrutura do transporte e do trânsito, além de visita técnica a Bogotá (Colômbia) para nortear ações de implantação do BRT. No total, R$ 106 milhões conquistados junto ao Governo Federal para o início do projeto.

Esportes
Primeira fase da construção do Centro Esportivo da Vila Comercial – obra iniciada em 25 de fevereiro. Fornecimento de bolsa-atleta para 70 esportistas que representam o município em competições oficiais.

Comunicação
O Portal da Prefeitura passou por uma reestruturação completa, atualizado com um layout mais leve e dinâmico. Criação de mais de 100 peças publicitárias internamente, entre elas: Festa da Uva, Carnaval, Campanha de Inverno, Campanha Dengue: Aqui Não! e Campanha Estacione Consciente, além da identidade visual do Novo PA 24 Horas. Com uma economia de 20,3% aos cofres públicos, foi desenvolvida a nova Imprensa Oficial, com um layout moderno e impressão de melhor qualidade.

Fundo Social de Solidariedade
Campanha de Inverno 2013: arrecadação de cobertores e agasalhos. Retorno da Feira da Amizade, programada para os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro, com participação de entidades da cidade. Elaboração de novos cursos para a população com uma nova dinâmica.

Meio Ambiente
Melhorias para o entorno do lago Vale Azul – mudança para mão única da rua ao redor da lagoa, construção de ciclofaixa, pista de caminhada, bolsões de estacionamento, academia ao ar livre e espaço para a pesca.

Cultura
O Carnaval 2013 reuniu 3 mil pessoas no evento de escolha da corte e outras 17 mil pessoas na avenida, durante os desfiles. Com entrada gratuita e mais espaço para os produtores locais, a 30ª Festa da Uva recebeu de volta a família jundiaiense. A edição de 2013 teve um público de 70 mil pessoas, participação de 300 agricultores e 43 toneladas de frutas vendidas.

Por Édi Gomes
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/09/os-principais-avancos-do-primeiro-trimestre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original