Campanha orienta sobre cuidados com a voz

Publicada em 11/04/2013 às 17:42

Você não precisa ser um cantor, locutor ou outro profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. Informar-se sobre os cuidados com as cordas vocais é uma necessidade no dia a dia. Por isso mesmo existe uma data para chamar a atenção sobre a importância da prevenção de doenças que podem afetar a voz: 16 de abril, Dia Mundial da Voz.

Leia também
Em busca da liberdade sobre duas rodas

Prefeito apresenta os desafios do BRT em Jundiaí

Hélio e Mariana, do Cerest: campanha percorre Jundiaí e região

Hélio e Mariana, do Cerest: campanha percorre Jundiaí e região

Em Jundiaí, todos os anos, o Cerest(Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) e a Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador) promovem atividades ligadas ao tema.

Em 2013, este trabalho é realizado durante todo o mês de abril, com a distribuição de material também para as cidades de abrangência do órgão. O objetivo é promover a saúde dos trabalhadores que usam a voz como ferramenta de trabalho.

A fonoaudióloga do Cerest, Mariana Freire Oliveira Martin da Silva, explica que estão sendo distribuídos 150 cartazes e 440 panfletos. O material traz orientações diversas sobre os cuidados para a manutenção de uma voz saudável. “Mesmo quem não depende da voz precisa tomar alguns cuidados, pois há muitas doenças que podem comprometer as cordas vocais”, explica Mariana.

Prova disso é que o Brasil concentra o maior número de casos de câncer de laringe do mundo, mas que pode ser tratado se diagnosticado a tempo. Assim, é importante estar atento a alguns sintomas, como rouquidão persistente, dor ao falar ou deglutir, falhas na voz e cansaço vocal. Nesses casos, havendo demora no desaparecimento dos sinais, recomenda-se procurar um médico.

Cartazes estão sendo distribuídos durante todo o mês de abril

Cartazes estão sendo distribuídos durante todo o mês de abril

A voz e o trabalho
Cerca de 70% da população economicamente ativa utilizam a voz como instrumento de trabalho. São os jornalistas, professores, cantores, advogados, feirantes, telefonistas, radialistas, vendedores, trabalhadores que atendem ao público em geral (operadores de telemarketing e outros).

Para estes, cuidar da voz é uma necessidade, porém, alguns cuidados permitem mantê-la saudável durante toda a vida.

Falar sem esforço e articular bem as palavras, beber muita água, fazer repouso vocal após um período de longa fala, evitar pigarrear ou gritar, manter boa postura corporal ao falar ou cantar são algumas das recomendações que o Cerest está divulgando na campanha deste ano.

Data surgiu em 1999
A campanha do Dia Mundial da Voz surgiu no Brasil em 1999 e se espalhou para vários países do mundo, como Portugal, Espanha, Chile, Venezuela, Itália, Suíça e Estados Unidos. Portanto, previna-se, cuidando bem dela.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/11/campanha-orienta-sobre-cuidados-com-a-voz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original