ESPECIAL: Varrição de Jundiaí será modernizada

Publicada em 11/04/2013 às 20:10

Um dos grandes desafios no processo de conservação de equipamentos públicos que reúne praças, canteiros e parques, é, além da destinação dos detritos, a captação. Hoje, Jundiaí utiliza, por exemplo, equipes formadas por três trabalhadores para realizar a varrição nas ruas. Enquanto dois fazem o serviço com vassouras, um terceiro vai reunindo o material no carrinho de ferro que é empurrado pelas vias.

Leia também
Prefeito faz balanço dos três meses de governo

Trabalhadores serão capacitados para equipamentos

Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos, conheceu os novos equipamentos

Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos, conheceu os novos equipamentos


Esta dinâmica em breve deixará gradativamente de ser aplicada, devido à recente aquisição de novos equipamentos para otimizar o trabalho, gerar economia e dar melhores condições ao trabalhador. E a implantação será nas ruas do Rosário e Barão de Jundiaí, sendo depois gradativamente expandida.

A empresa Tejofran, responsável pela varrição, manutenção dos equipamentos públicos e destinação do material coletado, apresentou na tarde desta quinta-feira (10), no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), os novos recursos para a realização deste trabalho, para a equipe do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

Serão 10 varredeiras mecânicas (duas delas ficam de reserva), 1 varredeira tripulada movida a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), 1 mini-trator para corte de mato que utiliza gasolina para funcionar, além de um trator com roçadeira acoplada para grandes áreas. Ainda sobre mini-trator, mais dois estão sendo adquiridos pela empresa para atenderem a demanda da Prefeitura de Jundiaí.

Operação
As aquisições fazem parte, segundo Aguinaldo Leite, do plano de melhoria dos serviços de limpeza e conservação da cidade. “Tivemos problemas com o atendimento da coleta de lixo e de recicláveis na cidade e a Prefeitura, como cliente, exige qualidade na execução. Sem contar que a cidade ficou por 2 meses sem a manutenção. Este serviço entrará em primeira fase no Centro de Jundiaí e gradativamente será expandido para os bairros”, comentou.

O secretário reforça que a cidade terá nos próximos anos um moderno sistema de coleta, porém vai demandar uma campanha educacional para que seja implantado. “A população não colocará mais os sacos de lixo nas frentes das residências. Nos bairros, teremos contêineres a cada 30, 40 metros e o morador fará o descarte nestes locais que terá a separação para resíduos orgânicos e recicláveis. Desta forma, os caminhões recolherão os contêineres”, adiantou.

Entre os equipementos: 10 varredeiras mecânicas, 1 tripulada e 1 mini-trator

Entre os equipementos: 10 varredeiras mecânicas, 1 tripulada e 1 mini-trator

A conservação da cidade, para o prefeito Pedro Bigardi, é de extrema importância, pois também contribui com a segurança da população, além de proporcionar a manutenção dos equipamentos públicos. “Desde o início do ano criamos uma força-tarefa para executar este trabalho. Os equipamentos apresentados nesta quinta-feira vão agilizar o serviço e dar mais segurança aos trabalhadores”, comentou.

Balão de ensaio
Os primeiros equipamentos deste tipo de sistema já estão na cidade desde o ano passado, porém não foram utilizados. Os dois contêineres estacionados no Geresol passarão por revisão e entram em operação em local ainda a ser definido pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos. “É um sistema que faz a coleta e a compactação e com segurança. Outro detalhe é que não produz odor desagradável. Periodicamente é retirado o conteúdo e higienizado”, finalizou.

Por Édi Gomes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/11/especial-varricao-de-jundiai-sera-modernizada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original