Secretário de Educação fala sobre a pasta

Publicada em 11/04/2013 às 08:03

O Secretário de Educação, Durval Orlato, participou da sessão ordinária da Câmara de Jundiaí, na terça-feira (9), a convite da Comissão de Educação do Legislativo e falou sobre a situação da pasta, dificuldades, ações e projetos. “Iniciamos o trabalho correndo atrás do tempo perdido, fazendo pedidos de material escolar e alimentos para merenda escolar que não foram comprados antecipadamente como acontecia nos anos anteriores.”

Leia também
Prefeito faz balanço dos três meses de governo

Técnicos de enfermagem terão reajuste de 42,40%

Servidores compareceram à Câmara para acompanhar participação do secretário

Servidores compareceram à Câmara para acompanhar participação do secretário

“Fizemos algumas pequenas alterações nos pedidos e conseguimos êxito em quase tudo, apenas alguns fornecedores não tiveram tempo hábil para entregar o material no início do ano letivo, mas as crianças não tiveram prejuízo, pois trabalhamos atividades em sala de aula para esperar o material, que será entregue nas próximas semanas. Resolvemos os problemas da melhor forma possível com todo empenho da equipe”, explica Orlato.

Durval: “Capacitação e maior diálogo entre os servidores para a qualidade dos serviços”

Durval: “Capacitação e maior diálogo entre os servidores para a qualidade dos serviços”

Equipe
Para viabilizar melhorias em todas as áreas de trabalho da pasta, o secretário convocou novos servidores através de concursos: 20 professores, 15 cozinheiras, 8 técnicos em nutrição.

Creches
Para diminuir a fila de espera, a secretaria está em fase de credenciamento e vistoria para abertura de 300 novas vagas em creches particulares, a partir de maio, em caráter provisório.

“A previsão é construir até três creches neste ano, para aliviar a fila que hoje está com 1,3 mil crianças. As novas creches deverão oferecer no máximo 150 vagas. Para o próximo ano queremos construir cinco unidades”, afirmou o secretário.

“O ideal para a cidade seria oferecer 1,8 mil novas vagas para sanar o déficit instalado há alguns anos e se preparar para as próximas demandas, através da construção de 12 unidades escolares”, calcula Orlato.

Merenda
O cardápio da merenda escolar foi reformulado em toda a rede municipal, com aumento do valor nutricional para todos os períodos escolares. “Passamos de 20% da necessidade diária para 35 a 40% na colação e merenda para meio período e integral. O cardápio é o mesmo para todas as 110 escolas e todos os servidores e pais devem fiscalizar.”

Nova creche
Há cerca de 10 dias, Jundiaí foi uma das primeiras cidades a entregar documentação para adesão do Programa do Governo Estadual Creche-Escola, que irá enviar recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos. Uma nova unidade será construída no bairro Residencial Jundiaí.

O município fará a doação de um terreno de 2 mil m² e assumirá os gastos com a manutenção da unidade, enquanto o governo estadual, por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, pagará com os custos da construção do imóvel e do mobiliário.

“Temos demandas para vagas em creches para meio período e não temos estas vagas hoje, além da falta de áreas públicas para instalar as unidades, por isso começamos a atuar em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente através do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), que poderá viabilizar, pela primeira vez, como contrapartida de um empreendimento imobiliário, a doação de uma área para a construção de uma unidade escolar, ainda em estudo de área”, explicou.

Capacitação
Para dar mais qualidade aos serviços prestados, serão ofertados cursos de qualificação profissional para os 3,6 mil servidores da Educação. As cozinheiras estão há mais de cinco anos sem uma atualização e irão participar, em breve, do curso. Além disso, estão sendo criados canais de diálogo com escolas e educadores para facilitar a troca de experiência, a proximidade e o trabalho em conjunto.

Orçamento
Todas as ações de 2013 serão executadas com o orçamento elaborado pela gestão anterior. Para o orçamento de 2014, já existem itens importantes que serão incorporados. “Estas reuniões e apontamentos da população serão importantes para o planejamento do orçamento municipal do próximo ano.”

Unidade itinerante
O secretário visitou as escolas e constatou a necessidade de manutenção e reforma em muitas unidades. Como o período de férias é insuficiente para a finalização das obras, está em estudo uma unidade itinerante onde as crianças poderão estudar. “Estamos estudando a possibilidade de o espaço ser viabilizado no Complexo Argos.”

Manutenção
Sobre a manutenção e corte de mato nas escolas, Orlato contou que convocou, por meio de concurso público, um engenheiro e um técnico em edificações. “Eles irão acompanhar as reformas e obras nas escolas, qualificando os projetos com atenção especial para a rede.”

Ensino superior
Está prevista a instalação de um polo de instituto tecnológico federal em 2014 e dois cursos iniciais, podendo aumentar para seis cursos. “Começaremos com um curso superior de Aviação, porque temos parceiros interessados em profissionais qualificados e o primeiro curso superior no Brasil de Tecnologia Ferroviária. Além disso, estamos ampliando as conversas com a Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e USFCar (Universidade Federal de São Carlos) e estudando a ampliação dos cursos e vagas da Fatec.

Por Flávia Alves
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/11/secretario-de-educacao-fala-sobre-a-pasta/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original