Trabalhadores serão capacitados para equipamentos

Publicada em 11/04/2013 às 20:17

O dia de apresentação não foi apenas de vitrine. Todos os equipamentos foram testados na frente da equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Os funcionários fizeram as demonstrações de varrição e também do corte de mato, que segundo Aguinaldo Leite, na próxima semana já começa a utilização nas ruas do Centro de Jundiaí (Rosário e Barão).

Leia mais
ESPECIAL: Varrição de Jundiaí será modernizada

Representantes da empresa explicaram sobre o funcionamento dos equipamentos

Representantes da empresa explicaram sobre o funcionamento dos equipamentos

Estes investimentos, segundo Raquel De Lucca, gerente operacional da Tejofran, fazem parte de um “redesenho do processo” de atendimento a cidade e não acarreta ônus para a administração pública. O início da operação trará uma redução de 30% de mão de obra. “No entanto, as pessoas que trabalham nas equipes de rua, que eram equipes formadas por três funcionários, os excedentes serão remanejados para outros setores dentro da própria empresa”, explicou.

Os dois containeres de compactação estão parados e vão entrar em funcionamento

Os dois containeres de compactação estão parados e vão entrar em funcionamento

Capacitação – Os funcionários que hoje fazem a varrição empurrando o carrinho de ferro serão os responsáveis por conduzir as varredeiras.

“Estamos capacitando as equipes para operarem os novos equipamentos. Na varrição mecânica, um seguirá empurrando e um segundo coletando os detritos maiores como garrafas, papelões, entre outros dejetos. Cada uma delas tem capacidade para 5 litros e quando estão cheias, o material é descartado em sacos e colocados na calçada para ser removida pela equipe do caminhão”, disse Raquel.

Evandro Matioli Foli, gerente de serviços da Tejofran, disse que o mesmo processo passará com o funcionário que irá operar a varredeira tripulada. “Além do treinamento, eles receberão luvas pigmentadas, capacete e botas para segurança.”

Tecnologia
A varredeira tripulada que circulará no Centro de Jundiaí oferece um conforto ao operador. Com capacidade de 430 litros de detritos, a sua caçamba é basculante e descarta o material diretamente em caçambas. No caso do mini-trator para corte de mato ele realiza a poda de 4.500 metros quadros lineares, por dia, com ótima autonomia.

Adaptações
Para agilizar a coleta domiciliar, 10 novos caminhões estão chegando para substituição dos veículos que estão em operação. Eles somarão 15, sendo que 13 circulam pela cidade, enquanto dois são reservas. A novidade, segundo o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, é que estão sendo adaptados com caçambas para recolher o material de caçambas, dentro do processo de modernização da coleta de lixo da cidade.

Por Édi Gomes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/11/trabalhadores-serao-capacitados-para-equipamentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original