População precisa ajudar a combater o mosquito da Dengue

Publicada em 13/04/2013 às 14:14

Prevenção e orientação à população foram os focos do evento ‘Dengue: Aqui Não!’, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses. Mais de 500 pessoas, entre soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), estudantes de medicina e agentes comunitários de saúde participaram da ação sob orientação dos agentes de Zoonoses. De acordo com os organizadores, foram visitados 10.608 imóveis, de cerca de 40 bairros.

Leia também
Fique por dentro da campanha de combate à Dengue em Jundiaí
Servidor pode participar do curso de alimentação saudável

Ação teve caráter preventivo e educacional

Ação teve caráter preventivo e educacional

Houve a coleta de 117 amostras de larvas encontradas em 65 tipos diferentes de criadouros, sendo que 83 delas eram positivas para o Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. “A presença de focos do mosquito indica que há criadouros disponíveis na cidade. Por isso, é importante que a população se conscientize e elimine todos eles”, diz o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata.

Segundo Ozahata, os criadouros com larvas mais frequentes no evento deste ano foram as latas, frascos e plásticos (32,2%), pratos de vasos (26,2%) e pneus (6,2%). A soma de apenas esses três itens chega a 64,6%. Também foram encontradas larvas em bromélias (4,6%), piscinas (3.2%), cascas de árvore (1,5%) e lajes (1,5%). “Na maior parte dos casos os criadouros estão dentro da casa das pessoas”, alerta.

O gerente lembra ainda que o Aedes Aegypti está se adaptando cada vez mais às condições do centro urbano. “Há cerca de uma década, o mosquito precisaria de água limpa e parada para se desenvolver. Hoje, já encontramos larvas em água mais suja e corrente.”

Para Ozahata, a capacidade de adaptação está associada também à falta de preocupação da população em relação às medidas preventivas. “Não basta que o serviço público faça a sua parte; é essencial a parceria com os moradores. Infelizmente algumas pessoas continuam achando que a doença não pode acontecer com elas.”

Período epidemiológico
Só neste ano foram registrados 57 casos de dengue em Jundiaí. Destes, 21 são autóctones (contraídos na cidade), 35 são importados e um é indeterminado. Ozahata frisa que até o mês de junho o risco de transmissão da doença dentro da cidade merece atenção. Por isso, em caso de febre associada à dor no corpo (músculos, articulações e atrás dos olhos), manchas vermelhas pelo corpo, vômito, diarreia, é preciso procurar um médico.

População precisa ajudar a combater o mosquito

População precisa ajudar a combater o mosquito

É importante que o paciente informe na consulta os lugares por onde passou nos últimos 15 dias para que a Zoonoses realize o rastreamento epidemiológico.

Prevenção
Para combater o mosquito, é necessário guardar garrafas sempre de cabeça para baixo; manter recipientes com água adequadamente fechados; descartar pneus velhos ou guardá-los em local coberto e protegido; lavar paredes de recipientes com bucha ou esponja a cada três dias; armazenar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; e retirar os pratos dos vasos de plantas.

Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/13/populacao-precisa-ajudar-a-combater-o-mosquito-da-dengue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original