Complexo Argos tem inovações culturais
Publicada em 15/04/2013 às 16:33O encerramento de uma semana com sotaque italiano e um lançamento literário de boa qualidade marcaram o fim de semana no Complexo Argos, na Vila Arens, abrindo uma fase mais dinâmica da Biblioteca Pública “Professor Nelson” e do Centro Municipal de Línguas “Antonio Houaiss”.
Mais
Lançamento de livros: para gostar de ler e de escrever
Sarau: Ação comunitária começa na Vila Vilma
Educação abre inscrições para creches
O primeiro ato aconteceu em uma cooperação entre os dois setores da Secretaria de Educação, na noite de sexta-feira (12), com um evento que contou com o lançamento do livro “Cozinha Italiana”; (Editora Disal), de Ângela Mela, e com uma harmoniosa apresentação do coral “Cant´Arte”, da maestrina Elaine Freitas.
“Foi uma semana intensa, com muitas atividades e um contato direto com italianos. Resolvemos ir além do ensino de idioma e buscar o contato com outras culturas. Os professores adoraram, assim como o público”, afirmou a diretora do Centro Municipal de Línguas, Mara Lígia Biancardi.
A impressão dela foi confirmada por Ângela Wood, uma das 90 participantes do evento. “Foi sensacional! Eu atualmente frequento aulas de francês, mas tenho esse núcleo de italiano no coração”, comentou.
As professoras Maria Eugênia Savietto e Marília Reis, apontadas como um dos grandes momentos da semana na oficina sobre palavrões e gestos italianos, voltaram a se destacar com irreverência no encerramento.
“Tudo deu certo. Conheci a escritora Ângela em Roma, enquanto guiava um grupo de estudantes, e conseguimos que ela estivesse aqui para mostrar seu conhecimento sobre a cozinha italiana das diversas regiões daquele País”, comentou Maria Eugênia. A semana também teve exibições de filmes ao ar livre, como “O Carteiro e o Poeta”, do diretor Michael Radford.
Desafios
Para o secretário de Educação, Durval Orlato, o êxito da proposta inovadora vai criar desafios para o próximo ano. “Pode ser que não caiba mais aqui no auditório da biblioteca. Foi um grande momento. Mas tenho certeza de que no idioma alemão vou sofrer mais para entender”, brincou.
As outras modalidades do Centro Municipal de Línguas também estudam promover os eventos culturais no gênero, sendo que o idioma francês deve ser o próximo. Atualmente, mais de 2 mil alunos frequentam os cursos gratuitos.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original