Fiscais de feira têm palestra sobre primeiros socorros
Publicada em 15/04/2013 às 15:15A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo continua investindo na capacitação dos fiscais que atuam nas feiras livres. Depois de participar de uma visita para conhecer a estrutura do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na capital, agora foi a vez de aprimorar os conhecimentos em primeiros socorros.
Leia também
Secretaria estuda melhorias na feira do Vianelo
Na manhã desta segunda-feira (15), os fiscais participaram de uma palestra com uma equipe do Corpo de Bombeiros, formada pela sargento Fabiana Alves Correa, que também é enfermeira, e pelo soldado Carlos Alberto Pavani.
O encontro foi realizado na sala de reuniões da secretaria. Segundo o secretário Marcos Brunholi, é fundamental que os fiscais tenham um conhecimento mais apurado sobre primeiros socorros, já que no dia a dia eles podem deparar-se com situações em que necessitem um preparo especial.
“Há necessidade de saber o que fazer, como proceder diante de situações de emergência”, disse o secretário. Além disso, nas feiras livres, a presença do fiscal, sempre identificado pelo jaleco, o torna uma das primeiras pessoas a serem acionadas nas emergências.
Corrente
Durante a palestra, a sargento Fabiana apresentou os tópicos mais importantes que os fiscais devem conhecer sobre a chamada ‘corrente da sobrevivência’. Saber reconhecer a gravidade de um caso, para quem telefonar, como lidar com a emergência até a chegada do socorro, tudo isso foi explicado durante a palestra.
Segundo a representante dos bombeiros, muitas vezes a situação é simples e pode ser controlada sem necessidade de acionar viaturas de resgate, mas isso exige conhecimento da pessoa que vai atuar no primeiro contato.
“São providências que podem significar muito no processo de socorro a uma vítima de mal súbito, acidente ou outra ocorrência que possa se dar durante a feira.”
Agir de forma correta
Para o fiscal Celestino Brólio Júnior, que atua há cerca de 2 anos nas feiras livres, aprender a forma correta de agir nos casos de emergência é muito bom. Ele mesmo já passou por uma situação dessas durante o trabalho e agora vai poder praticar o que aprendeu na palestra. “A gente sempre age instintivamente e nem sempre faz o correto. Agora, quando tiver que socorrer alguém de novo, já saberei como atuar corretamente”, disse.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Divulgação
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original