Jundiaí debate melhoria dos transportes

Publicada em 15/04/2013 às 18:59

Representando o prefeito Pedro Bigardi, o secretário de Transportes Dinei Pasqualini participou nesta segunda-feira (15), em Campinas, de um ciclo de debates sobre mobilidade urbana, integração entre as metrópoles e utilização de outros modais de transporte público, principalmente os veículos sobre trilhos.

Veja também
As próximas interdições da Setransp

Pasqualini destacou o projeto de implementação do BRT

Pasqualini destacou o projeto de implementação do BRT

Na apresentação, o secretário Dinei Pasqualini falou sobre o projeto do BRT em Jundiaí, sistema de transporte atendido por ônibus especiais em vias segmentadas, que permite um rápido deslocamento e acessibilidade mais ágil e segura para os usuários.

“Queremos que o BRT possa ser construído no setor de desenvolvimento do município. Durante anos, Jundiaí cresceu sem planejamento e o transporte público teve de correr para atender a cidade”, destacou.

O secretário também ressaltou que o BRT deve ter ligação com outros modais, acesso às ciclovias, ao sistema de transporte urbano e trens. “A ampliação da linha 7 da CPTM até Campinas e a construção do Expresso Bandeirantes estão hoje no foco dos debates. E precisamos fazer com que esses sistemas estejam interligados”, explicou.

Planejamento
A proposta de Pasqualini foi endossada pelo secretário de Transportes de Campinas, Sérgio Benassi. “Quem planeja transportes tem de planejar a integração desses modais. Não dá mais para fazer como se fazia no passado”, disse.

Representantes de diversas entidades ligadas ao transporte no debate

Representantes de diversas entidades ligadas ao transporte no debate

Para o presidente da ANTP (Agência Nacional de Transportes Públicos), que se interessou em conhecer com detalhes o projeto do BRT Jundiaí, o debate contribui para que os municípios planejem o uso do transporte coletivo no lugar do transporte individual. “É preciso investir e planejar. Esse é o desafio do crescimento sustentável.”

O coordenador da Frente Parlamentar do Bilhete Único Metropolitano e mediador dos debates, deputado Gerson Bittencourt, avaliou de forma positiva o seminário e disse que o projeto do BRT em Jundiaí poderá contribuir para a melhoria do transporte na Aglomeração Urbana e nas regiões metropolitanas, tanto de São Paulo quanto de Campinas.

O evento reuniu os prefeitos Jonas Donizete (Campinas), Junior Finamore (Louveira) e Milton Serafim (Vinhedo), além de representantes da Assembleia Legislativa e dos governos estadual e federal. O encontro também contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/15/jundiai-entra-no-debate-sobre-melhoria-dos-transportes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original