Sarau: Ação comunitária começa na Vila Vilma
Publicada em 15/04/2013 às 17:30Uma roda de capoeira de alto nível marcou, na tarde de domingo (14), a abertura do primeiro sarau do Barracão Cultural Idalina, na Vila Vilma, região do Anhangabaú. Para a Secretaria de Cultura, que apoiou o evento, identificar as iniciativas culturais que já existem na cidade é uma das metas da nova diretoria de Ação Comunitária.
Leia também
Solar do Barão apresenta ‘Autorretrato’
“Não queremos reinventar a roda. É preciso valorizar os moradores que buscam desenvolver projetos culturais”, explica a diretora Eliane Silva, que também é praticante da modalidade.
Em termos financeiros, o investimento é baixo como, por exemplo, o empréstimo de equipamentos de projeção para filmes, que voltam a ser exibidos no local na próxima sexta (12).
O coordenador do espaço, que fica lotado com 40 pessoas, é o professor, músico e comerciante Jarbas Francisco, o “Mestre Pássaro”. “A capoeira integra algo maior, que é a cultura brasileira. Por isso também escolhemos mostrar apenas filmes do nosso País, que fazem parte disso. E esperamos que o reconhecimento ao trabalho de moradores cresça na cidade”, afirmou.
Pontos
O conceito de pequenos espaços de criação identificados na própria comunidade é semelhante ao dos “Pontos de Cultura”, criados no Ministério da Cultura durante a gestão do ministro Gilberto Gil.
Para o diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, o destaque deve ser dado “menos aos cargos e aos projetos fechados” e mais para o respeito à cidade e para a própria arte.
Como dizia uma das canções que embalaram os movimentos da roda de capoeira, “nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai”, depois seguida por músicas e declamações.
O barracão funciona na rua General Martins Francisco Cruz, 96.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original