Campanha contra gripe prepara o ‘dia D’

Publicada em 17/04/2013 às 19:09

Neste sábado (20) acontece o grande esforço nacional de prevenção contra a gripe H1N1, que vai deixar de plantão as 36 unidades de saúde de Jundiaí para o atendimento e ainda duas equipes de plantão no Centro e no Complexo Argos para o atendimento exclusivo a idosos.

Mais
Dengue: Aqui, Não!

Fiscais de feira têm palestra sobre primeiros socorros

Segundo a médica Ângela Molina, gerente da UBS Vila Maringá, todos os profissionais de saúde do município já tomaram a vacina, o que deve ser tomado como um incentivo àqueles que ainda tenham algum receio. “Não tivemos nenhuma reação negativa.” A vacinação segue até o dia 26 (sexta-feira).

José Avelino tomou a vacina no posto de plantão no Centro

José Avelino tomou a vacina no posto de plantão no Centro

O alvo da campanha de vacinação são os grupos de idosos (acima de 60 anos), de crianças (de 6 a 23 meses), as mulheres gestantes (em qualquer fase), as mulheres parturientes (até 45 dias após o parto) e os portadores de doenças crônicas, estes com prescrição médica.

Não há restrições exceto casos raros de alergia grave ao ovo, que é usado na formulação da vacina. “A pessoa pode estar resfriada ou tomando antibiótico, não há problema”, lembra Romana.

Prevenção
“Eu acho excelente prevenir”, afirma o aposentado José Avelino dos Santos, 62 anos, que nesta quarta (17) tomou a dose no posto do Calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura. De roupa esportiva, ele praticou corrida e caminhada para chegar ali desde a casa no bairro do Eloy Chaves. “Tento influenciar outras pessoas a fazerem exercícios e cuidarem da saúde”, afirma.

O posto da vacinação do Calçadão vai atender idosos no sábado (20), das 9h às 12h, assim como o Criju (Centro de Referência do Idoso), no Complexo Argos, das 14h às 16h. Os demais grupos, incluindo essa faixa de idade, serão atendidos em toda a rede de unidades de saúde (UBS e PSF) das 8h às 17h.

Alerta
De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, os dados de Jundiaí sobre casos da gripe influenza (H1N1) não refletem a realidade. “Desde 2010 passaram a ser notificados apenas os casos graves. Naquele ano, com o surgimento do novo tipo de vírus e a notificação compulsória, tivemos 106 casos positivos”, relembra.

Com a mudança de orientação do Ministério da Saúde para somente os casos graves serem notificados, houve quatro casos positivos em 2011 e outros quatro positivos em 2012.

A Secretaria de Saúde estimula os cidadãos, os profissionais do setor e os meios de comunicação a reforçarem a recomendação de vacina para os grupos vulneráveis envolvidos nesse esforço. Além do chamado “dia D” neste sábado (20), a campanha segue até o dia 26.

Na rede de UBS e PSF, a vacinação ocorre a partir da segunda-feira (22) no horário das 8h às 17h. O posto adicional no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, no Centro, vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h.

“Estamos dando um apoio com mais uma equipe, formada por alunas do último ano de curso”, afirma a enfermeira Isabela Brusque, professora do curso de enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta. Um outro posto de apoio para idosos funciona também de segunda a quinta-feira na loja Coopercica da rua João Ferrara, no Jardim Cica.

Ao comparecer para a vacinação contra a gripe, os usuários também podem atualizar a imunização contra outras doenças.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/17/campanha-contra-gripe-prepara-o-dia-d/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original