Prefeito faz palestra para alunos de engenharia

Publicada em 17/04/2013 às 18:54

O convite não poderia ser mais propício. Falar para uma plateia de alunos de Engenharia até recentemente era parte do cotidiano do prefeito Pedro Bigardi. “Me sinto em casa, aqui”, disse o chefe do Executivo, na noite de terça-feira (16), antes de palestrar para cerca de 600 universitários sobre “a importância das engenharias no desenvolvimento político e social das cidades modernas”, no auditório do Centro Universitário Padre Anchieta.

Mais
Encontro possibilita debate sobre o Distrito Industrial

Pedro Bigardi falou sobre a importância da engenharia: ‘Me sinto em casa’

Pedro Bigardi falou sobre a importância da engenharia: ‘Me sinto em casa’

O professor Nelson Figueiredo Filho, relações institucionais da faculdade, explica que houve uma mudança no currículo das engenharias neste ano. Agora, as disciplinas do primeiro ano são iguais para todos os cursos (civil, ambiental, alimentos, produção, eletrônica e química). E foi justamente este o público alvo da palestra. “A ideia foi trazer o prefeito Pedro Bigardi porque ele é engenheiro e é uma referência para discutir o papel deste profissional na sociedade moderna.”

O prefeito foi recebido pelo diretor presidente do Grupo Anchieta, Norberto Fornari, e pelo diretor de pós-graduação, professor João Antonio Vasconcelos.

Descontraído, Bigardi contou aos alunos que passou pelos vários momentos da profissão, do auge no fim da década de 1970, passando pela crise da década de 1980 até a retomada da atividade, nos últimos anos. E aproveitou para falar deste ótimo momento pelo qual a profissão de engenheiro passa, com o desenvolvimento do País. “Não podemos dissociar a profissão de engenheiro do nosso cotidiano, da forma que se constroi as cidades, os novos hábitos, as novas necessidades. Tudo reflete nesta profissão.”

Urbanização
O prefeito também destacou o fenômeno da urbanização, que vem ocorrendo nas últimas décadas. Hoje, 90% da população vivem em áreas urbanas. “A gente vive essencialmente nas cidades. Isso gerou uma mudança nas formas de trabalho, nas necessidades da mobilidade urbana, por exemplo, entre outros fatores. Mudou o patamar do desenvolvimento.”

O prefeito foi recebido pelos diretores Norberto Fornari e João Vasconcelos

O prefeito foi recebido pelos diretores Norberto Fornari e João Vasconcelos

A importância da cidade de Jundiaí também foi abordada por Bigardi. “Jundiaí está no meio de quatro regiões metropolitanas – São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba -, que chamamos hoje de macro-metrópole. Por isso, não dá para pensar a cidade sem pensar em planejamento regional.”

Bigardi chamou atenção ainda para outro fator importante para a profissão, a questão da sustentabilidade. “O meio ambiente e a preocupação ambiental passaram a fazer parte das discussões. E influencia nas decisões, no planejamento.” E concluiu destacando sobre a importância da formação mais ampla do engenheiro, não apenas técnica, e do déficit destes profissionais no mercado atualmente. “A demanda por engenheiro é grande, consequência de grandes eventos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, além do Pré-Sal e do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, do Governo Federal.”

Por Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/17/prefeito-faz-palestra-para-alunos-de-engenharia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original