Prefeitura reúne produtores orgânicos

Publicada em 17/04/2013 às 18:28

A criação de uma feira orgânica na cidade chamou a atenção da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo para a necessidade de um trabalho voltado à agricultura neste formato. “Até temos produtores orgânicos em Jundiaí, mas eles não têm a certificação exigida para participar da feira”, explica o agrônomo Sérgio Pompermaier.

Mais
Banca do Jundiaí Orgânico entra em funcionamento
Secretaria estuda melhorias na feira do Vianelo

Fiscais de feira têm palestra sobre primeiros socorros
Comissão de Feira Livre faz primeira reunião do ano

Produtores participaram de reunião na Secretaria de Agricultura

Produtores participaram de reunião na Secretaria de Agricultura

Com o objetivo de formar um grupo de produtores orgânicos, a secretaria reuniu nesta quarta-feira (17) cinco agricultores da cidade interessados em obter a certificação. A ideia, conforme o agrônomo, é formar uma OCS (Organização de Controle Social) para obter a certificação.

“Há três sistemas para obter a certificação. Além da OCS, há a auditoria pela certificadora, que é mais cara, e a certificação participativa, feita por meio de cooperativas. Optamos pela OCS por não gerar custo para o produtor. A diferença é que, neste sistema, vamos ter uma certificação, que só vale para a venda direta, e não um selo”, explica o agrônomo, destacando que este é o sistema indicado para pequenas propriedades que fazem venda direta, sem intermediário.

Nesta reunião, também foram explicadas as regras para a formação da OCS. “Os produtores devem estar comprometidos, ter uma periodicidade de reuniões e ainda devem formar um grupo de fiscalização, que será responsável por visitar e vistoriar as propriedades, seguindo, claro, as normativas da agricultura orgânica.”

Incentivo
Segundo Sérgio, a ideia de incentivar a agricultura orgânica na cidade é antiga, mas nunca saiu do papel. “Com a feira orgânica, temos agora um canal de escoamento da produção. Isso é um incentivo para o produtor.”

Os produtores que participaram da reunião foram para casa com a tarefa de pensar se querem fazer parte do grupo e de sugerir um nome para a OCS. Na próxima reunião, marcada para a próxima quinta (25), os que concordarem em participar vão preencher as fichas e a secretaria vai enviar o processo para a formação da OCS. “Se tudo der certo, em 3 meses podemos estar com a certificação”, prevê Sérgio.

Por Niza Souza
Fotos: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/17/prefeitura-monta-grupo-de-agricultores-organicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original