Aquecendo a Virada Cultural

Publicada em 18/04/2013 às 19:31

A um mês da Virada Cultural Paulista, os moradores de Jundiaí recebem uma forte sequência de atrações culturais com entrada aberta para diversos tipos de arte no Teatro Polytheama e também no Museu Histórico e Cultural e no Museu da Companhia Paulista (este, com apoio da Secretaria de Educação) como uma espécie de “aquecimento” para o evento.

Mais
Fique por dentro do que acontece em Jundiaí

Emoções numa comunidade camponesa são retratadas em Yerma

Emoções numa comunidade camponesa são retratadas em Yerma

De acordo com a diretora de Teatros da Secretaria de Cultura, Carla Pagani, são espetáculos que muitas vezes “poderiam estar em qualquer festival do País”.

A programação gratuita e de qualidade reforça a agenda de muitos outros eventos, em espaços públicos e particulares, que formam a vida cultural da cidade.

Confira a programação:

Yerma
23 e 24 de abril, terça e quarta-feira, às 20h, no Polytheama
1º de maio, quarta-feira, às 20h, no Polytheama
20 e 21 de maio, segunda e terça-feira, às 20h, no Polytheama

As emoções vividas em uma comunidade camponesa onde uma mulher não consegue engravidar, contadas em roteiro do poeta espanhol Federico García Lorca e dirigidas por Ruy Cortez em elenco de atores e atrizes jundiaienses do Corpo Estável de Teatro, formam o espetáculo. Censura: 14 anos. Grátis.

Todos os Trilhos
Até 25 de abril, na Galeria do Polytheama

A exposição do arquiteto Renato Hofer mostra diversos tipos de objetos e imagens com referência comum à história ferroviária, muito relacionada com a cidade. No dia 4 de maio entra a mostra do “teatro das coisas” de Tamara Andrade. Grátis.

Os Justos
5 e 12 de maio, domingos, às 18h e às 20h, no Polytheama

O espetáculo da companhia Maquinal, que usa um roteiro do consagrado Albert Camus, acontece em cima do palco com apenas 80 pessoas por sessão para os efeitos preparados, com direção de Daniel Sommerfeld e projeto apoiado pelo Prêmio Estímulo de Cultura 2012. Censura: 16 anos. Grátis.

As Noivas de Nelson
7 de maio, terça-feira, às 20h, no Polytheama

A leitura cômica da Cia. Paulista de Artes sobre um recorte da obras de Nelson Rodrigues, com direção de Marco Antonio Braz e que já excursionou até em outros países, traz seus atores jundiaienses de volta para os palcos da cidade com apoio do Prêmio Estímulo de Cultura 2012. Censura: 12 anos. Grátis.

Semana dos Museus
11 a 18 de maio, sábado a sábado, no Museu Histórico e Cultural
13 a 18 de maio, seguda a sábado, no Museu da Companhia Paulista

Com abertura de blocos musicais nas ruas do Centro, o evento vai ter no Museu Histórico o tema “Jundiaí, Nostra África” com oficinas, palestras e intervenções musicais. Em outro lado, o Museu da Companhia Paulista (ligado à Secretaria de Educação) vai ter de oficina de grafite a orquestra de viola caipira. Grátis.

Centro de Estudos Teatrais
13 e 14 de maio, segunda e terça-feira, às 18h30, no Polytheama

Uma série de cenas montadas pelo projeto, ligado ao teatro e com estudantes de diversas faixas de idade, apresentam o resultado do trabalho de formação de novos talentos cênicos. Censura: livre. Grátis.

Izaías e Seus Chorões
27 de abril, sábado, às 20h30, no Polytheama

O músico, que criou o grupo na década de 1970 e acompanhou nomes como Altamiro Carrilho, mostra sucessos do gênero dentro da série Concertos Astra Finamax. Censura: livre. Neste caso, o ingresso custa R$ 10 com renda revertida para entidades assistenciais.

Marcelo Alvarez & Ensemble SP
18 de maio, sábado, às 20h30, no Polytheama

A orquestra, em formato de camerata, toca junto o flautista argentino Marcelo Alvarez em um concerto especial na série Concertos Astra Finamax. Censura: livre. Neste caso, o ingresso custa R$ 10 com renda revertida para entidades assistenciais.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/18/aquecendo-a-virada-cultural-jundiai-tem-atracoes-gratuitas-ao-publico/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original