GM e Polícia Civil fazem triagem de moradores de rua

Publicada em 18/04/2013 às 19:59

A Guarda Municipal de Jundiaí realizou, na manhã desta quinta-feira (18), em parceria com a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), uma importante operação de triagem de moradores de rua no município.

A maioria dos moradores de rua é de fora e tem passagens pela polícia

A maioria dos moradores de rua é de fora e tem passagens pela polícia

Bairros como Centro, Vila Lacerda, Vila Aparecida, Ponte São João, Vianelo e Vila Jundiainópolis foram visitados. Nestes locais, 75 moradores de rua foram abordados e passaram por entrevista, que levantou dados como nome completo, endereço, antecedentes criminais, entre outras informações. Todos foram fotografados.

“Essa é uma demanda que partiu da própria população. Por mês, recebemos pelo menos 15 reclamações relacionadas a moradores de rua”, explica o comandante da GM, José Roberto Ferraz, ressaltando que participaram da operação 22 GMs e 10 viaturas. O trabalho de triagem, segundo o comandante, vem ao encontro da proposta da Semads (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), que, em breve, realizará um Censo para identificar quem são esses moradores de rua.

Trabalho também ajuda no Censo que a Semads realizará[/caption]A Semads está definindo as ações prioritárias levantadas no planejamento estratégico da pasta, que já detectou a necessidade de uma política intersetorial que atenda a população em situação de rua.

Neste processo, já foram identificados os principais pontos de concentração dessas pessoas. Além disso, a secretaria está revendo protocolos de atendimento dos serviços que prestam atendimento a moradores de rua no município (SOS, Centro Pop e Casa Santa Marta).

Trabalho também ajuda no Censo que a Semads realizará

Trabalho também ajuda no Censo que a Semads realizará

Perfil
De acordo com o comandante da GM, 80% dos moradores de rua que passaram pela triagem têm passagem pela polícia por crimes como roubo, furto, tráfico de drogas, homicídio, porte de entorpecentes e falta de pagamento de pensão alimentícia. Entre eles havia um procurado pela Justiça, que foi preso e encaminhado ao Centro de Triagem de Jundiaí.

Trabalho também ajuda no Censo que a Semads realizará[/caption]Durante o trabalho, foi constatado que a maioria desses moradores é migrante, vindos de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Atibaia, São Paulo, Itupeva, Bragança Paulista, Itu, São Tomé das Letras (MG), Cascavel (PR) e de diversos municípios do Nordeste. No grupo também havia um imigrante, vindo do Uruguai.

Ferraz destaca que a Guarda Municipal constatou que vans vindas de outros municípios estão trazendo e deixando migrantes na região da Vila Rio Branco.

“Estamos monitorando alguns locais para tomar as devidas providências.” Por isso, ele frisa que a população pode colaborar, denunciando o fato à GM, por meio do telefone 153.

Para o comandante da Guarda Municipal, o problema de moradores de rua egressos de outros municípios precisa ser pensado de forma regional e estadual. “Por isso, é importante que façamos um estudo sobre a situação dessas pessoas e identificar de onde elas vêm.”

Além da triagem, foram apreendidos 22 cachimbos para uso de crack e seis chaves ‘mixas’.

Por Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/18/gm-e-policia-civil-fazem-triagem-de-moradores-de-rua/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original