Secretaria estuda criação de Brigada de Incêndio

Publicada em 18/04/2013 às 19:22

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente deu início na manhã desta quinta-feira (18) aos estudos para criação da Brigada de Incêndio da Serra do Japi. Para isso, o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli, reuniu os servidores Wagner de Paiva e Alexandre Baietti, além de José Cassio, da Câmara Municipal de Jundiaí.

Reunião deu início às discussões sobre a criação da Brigada

Reunião deu início às discussões sobre a criação da Brigada

Flávio informou que essa iniciativa tem uma importância muito grande, pois está sendo tomada muito antes da chegada da estiagem, época em que a reserva fica ainda mais vulnerável às queimadas. “Podemos considerar que há um pioneirismo nisso tudo, que dá à ação um caráter também preventivo”, explicou.

Inicialmente, estão sendo contatados a DAE, secretarias municipais, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, 12º GAC, Polícia Militar (por meio do Grupamento Águia), Câmara Municipal, Defesa Civil, Aeroporto de Jundiaí e as ONGs Coati e Mata Ciliar. São órgãos que, em caso de uma ação integrada, terão muito a contribuir para a proteção da Serra do Japi. E, quando se fala nisso, a logística precisa estar definida para que as operações sejam realizadas no momento das ocorrências.

Flávio Gramolelli disse que a Brigada também lançará mão do Consórcio Intermunicipal para Proteção e Ações na Serra do Japi, um dispositivo legal criado em 2011 para estimular ações integradas junto aos municípios que fazem fronteira à reserva.

Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/18/secretaria-estuda-criacao-de-brigada-de-incendio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original