TV Educativa será a primeira a ter Sistema de Custos

Publicada em 18/04/2013 às 19:47

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Finanças, vai implantar até 2014 o Sistema de Custos em todas as secretarias e autarquias. Trata-se de uma ferramenta de gestão de informação contábil que permite melhorar o processo de tomada de decisão pelos gestores. Por meio de uma parceria, o piloto de todo o processo será implantado na Fundação Televisão Educativa de Jundiaí.

Mais
Jornal da TVE tem estreia marcada para o dia 29

O secretário de Finanças, Paulo Galvão, apresentou o sistema para a equipe da TVE

O secretário de Finanças, Paulo Galvão, apresentou o sistema para a equipe da TVE

O assunto foi tratado na tarde desta quinta-feira (18), em reunião do secretário de Finanças, Paulo Galvão, o contador-geral do município, Roberto de Oliveira Junior, o superintendente da TVE, Thiago Godinho, e os funcionários do setor administrativo da TVE, Emerson Risso e Amaury Mendes. Os trabalhos práticos serão iniciados em maio com equipe de técnicos da área de contabilidade e de informática.

O secretário Paulo Galvão explica que o sistema de informação contábil dá transparência às informações, por conta da integração entre a contabilidade e o Sistema de Custos. “O Sistema de Custos é uma ferramenta gerencial que subsidia as tomadas de decisões, aumenta o controle, otimiza o processo e gera economia”, afirma Galvão. “Nesse processo de modernização, escolhemos a TVE como modelo porque a movimentação financeira não é tão grande, o que facilitará o trato dos dados necessários para implementar o sistema. Depois iremos para as áreas mais complexas da Administração Municipal”, disse o secretário.

A instalação do Sistema de Custos faz parte das NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público), alinhadas com as normas internacionais de contabilidade. De acordo com o contador-geral, Roberto de Oliveira, a implantação do Sistema de Custos é obrigatória até o final de 2014. “Vamos iniciar o processo agora para concluir dentro do prazo. Vai melhorar e dar mais segurança à Administração”, afirmou.

Bom para emissora

Para a TV Educativa de Jundiaí – que passa por um processo de reestruturação, transformação e modernização -, ser a primeira autarquia a adotar o Sistema de Custos é bastante vantajoso. “O pedido do secretário Paulo Galvão vem ao encontro ao processo de modernização pelo qual passa a emissora”, disse o superintendente Thiago Godinho. “A TVE será pioneira no sistema e servirá de exemplo para os outros setores.”

Para promover a modernização da TVE, Thiago Godinho planejou mudanças que vão da compra de novos equipamentos, produção de novos programas até melhora da estrutura. Para isso, o novo sistema será uma boa ferramenta para ajudar nas decisões. “O Sistema de Custos vai oferecer informações precisas, que permitirão a tomada de decisões com mais segurança e tranquilidade, o que é muito bom”, disse Godinho.

Por Rosana Pagano
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/18/tv-educativa-sera-a-primeira-a-ter-sistema-de-custos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original