Solidariedade também é destaque no Arena Cross

Publicada em 22/04/2013 às 18:06

Dezenas de olhinhos brilhando nas arquibancadas a cada salto. “Nunca imaginei ver de perto. Só tinha visto pela televisão”, dizia aos colegas a estudante Laiza Maiara, 11 anos, uma das 80 crianças do bairro Novo Horizonte convidadas pela Romagnolli Produções para assistir aos treinos do Arena Cross, na tarde de sábado (20). A ação faz parte da parceria entre a organização do evento, Secretaria de Educação e Secretaria Adjunta de Esportes de Jundiaí.

“Estou emocionada”, confessou a estudante Laiza Maiara

“Estou emocionada”, confessou a estudante Laiza Maiara

Na pista, os pilotos da categoria 50cc voavam. “Estou achando muito legal. Fico imaginando meu irmão de 8 anos numa motinho dessas. Estou emocionada”, comentou Laiza, ao ouvir o locutor dizer que a categoria é para pilotos de até 9 anos.

E a cena se repetia com cada uma das crianças, visivelmente encantadas em ver de perto tudo aquilo – motos, pilotos e uma estrutura grandiosa. Ao lado de Laiza, os colegas Breno Lima, 8 anos, e Giovana Andrade, 10, prestavam atenção às manobras. “Eu só conhecia de brincar no videogame”, contou Breno, ainda meio tímido com tanta movimentação. “Também já vi pela televisão, mas, de perto, é muito legal. Um pouco barulhento, mas é emocionante”, comentou Giovana.

Grupo de 80 crianças do Novo Horizonte assistiu aos treinos

Grupo de 80 crianças do Novo Horizonte assistiu aos treinos

A visita do grupo faz parte das ações sociais do evento. “Em todos os lugares que realizamos a prova fazemos este trabalho social. Entramos em contato com a prefeitura da cidade para indicar uma comunidade carente e trazemos as crianças para conhecer de perto esse esporte”, explicou Karina Antunes, da Romagnolli.

Além de assistir aos treinos, as crianças participam de um bate-papo com alguns pilotos e depois recebem lanche e refrigerante.

“Em Portugal também fazemos um trabalho parecido. Vamos às escolas para falar sobre o motocross, como começamos e também sobre a importância de conciliar o esporte com os estudos. Em todo lugar do mundo é igual, as crianças ficam curiosas, querem saber tudo, ficam emocionadas”, comparou o piloto português, Paulo Alberto, 23 anos, da categoria MX2, que mais tarde venceria a prova.

Oportunidade
O professor Walter Mendes, do Centro Esportivo José Demarchi, que fica no bairro Novo Horizonte, foi quem organizou a turma. “Recebemos o convite e aceitamos. São todas crianças que não teriam oportunidade de assistir a um evento como este se não fosse esse convite”, disse ele. “Quando contei a eles o que era, foi uma festa. Eles ficaram surpresos e muito animados.”

Depois de uma tarde de novidades, a turma voltou pra casa com um gosto de “quero mais”, afinal, aquilo foi só o treino, mas com muita historia para contar.

Por Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/22/fora-da-pista-solidariedade-e-destaque-no-arena-cross/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original