Museu e USP iniciam capacitação em restauro de documentos
Publicada em 22/04/2013 às 17:42Teve início nesta segunda-feira (22) o curso de preservação e restauro de documentos, por meio de uma parceria entre o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e a USP (Universidade de São Paulo). A iniciativa visa a preservação de documentos e fotografias que estão no Centro de Memória de Jundiaí, como atas antigas da Câmara Municipal, obituário de escravos, coleções de jornais da cidade e fotografias diversas, dentre outros.
Mais
BuZum leva diversão ao Novo Horizonte
Aquecendo a Virada Cultural
De acordo com o diretor do Museu, Jean Camoleze, o curso tem como público-alvo os profissionais que atuam no Solar do Barão, onde está instalado o Museu. “Esse pessoal será capacitado para que possa atuar, depois, neste processo de restauro dos documentos que temos aqui guardados. É de interesse direto da população, que periodicamente precisa consultá-los”, diz Jean. Neste bloco de interessados, a maioria é formada por estudantes e pesquisadores.
Para fazer a capacitação, está em Jundiaí Elisabete Ribas, que é coordenadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Nesse primeiro encontro, ela conversou com o grupo do Museu que será responsável por coordenar os trabalhos de restauração. “A capacitação terá duração de uma semana, mas a USP continuará nos auxiliando com consultorias sempre que necessário ao longo dos próximos meses”, explica Jean.
Preservação
Segundo ele, dentre as técnicas que serão passadas, está também a higienização de todo o acervo, de maneira a contribuir para a preservação, além dos que necessitarem de restauração.
Jean aponta alguns benefícios que esta parceria irá trazer. “Com a restauração, eles voltam a ficar disponíveis à população, em condições de manuseio”, esclarece.
O curso possui ainda vagas para profissionais da área, que, se desejarem, poderão fazer a inscrição pelo telefone (11) 4521-6259.
Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original