Museu e USP iniciam capacitação em restauro de documentos

Publicada em 22/04/2013 às 17:42

Teve início nesta segunda-feira (22) o curso de preservação e restauro de documentos, por meio de uma parceria entre o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e a USP (Universidade de São Paulo). A iniciativa visa a preservação de documentos e fotografias que estão no Centro de Memória de Jundiaí, como atas antigas da Câmara Municipal, obituário de escravos, coleções de jornais da cidade e fotografias diversas, dentre outros.

Mais
BuZum leva diversão ao Novo Horizonte

Aquecendo a Virada Cultural

A especialista da USP reuniu-se com o pessoal do Museu

A especialista da USP reuniu-se com o pessoal do Museu

De acordo com o diretor do Museu, Jean Camoleze, o curso tem como público-alvo os profissionais que atuam no Solar do Barão, onde está instalado o Museu. “Esse pessoal será capacitado para que possa atuar, depois, neste processo de restauro dos documentos que temos aqui guardados. É de interesse direto da população, que periodicamente precisa consultá-los”, diz Jean. Neste bloco de interessados, a maioria é formada por estudantes e pesquisadores.

Para fazer a capacitação, está em Jundiaí Elisabete Ribas, que é coordenadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Nesse primeiro encontro, ela conversou com o grupo do Museu que será responsável por coordenar os trabalhos de restauração. “A capacitação terá duração de uma semana, mas a USP continuará nos auxiliando com consultorias sempre que necessário ao longo dos próximos meses”, explica Jean.

Acervo sob a guarda do Centro de Memória de Jundiaí

Acervo sob a guarda do Centro de Memória de Jundiaí

Preservação
Segundo ele, dentre as técnicas que serão passadas, está também a higienização de todo o acervo, de maneira a contribuir para a preservação, além dos que necessitarem de restauração.

Jean aponta alguns benefícios que esta parceria irá trazer. “Com a restauração, eles voltam a ficar disponíveis à população, em condições de manuseio”, esclarece.

O curso possui ainda vagas para profissionais da área, que, se desejarem, poderão fazer a inscrição pelo telefone (11) 4521-6259.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/22/museu-e-usp-iniciam-capacitacao-em-restauro-de-documentos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original