Especialista da USP diz que trabalho será contínuo

Publicada em 23/04/2013 às 15:12

Um dia após ter início o curso de preservação e restauro de documentos do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – capacitação feita no Centro de Memória de Jundiaí – a supervisora técnica do Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Elizabete Ribas, disse nesta terça-feira (23) que os trabalhos agora caminham para a ação prática a partir do próprio acervo. Segundo ela, “chegou a hora de enfrentar a massa documental.”

Mais
Museu e USP iniciam capacitação em restauro de documentos

Parte do acervo sob a guarda do Centro de Memória de Jundiaí

Parte do acervo sob a guarda do Centro de Memória de Jundiaí

Realizado por meio de parceria com a USP, o curso tem como objetivo recuperar e preservar documentos e fotografias que estão de posse do Centro de Memória de Jundiaí – trabalho que será realizado pelo pessoal em capacitação.

Contudo, trata-se de uma ação a ser desenvolvida a longo prazo, ou seja, é um trabalho contínuo. “Dependendo do tipo de material , as estimativas dizem que eles se estabilizam, mas o padrão é que esses procedimentos sejam contínuos, a fim de garantir a preservação”, explica Elisabete.

Para todos
A especialista comentou sobre a decisão correta da Prefeitura de Jundiaí de tomar essa providência agora, o que vai dar tranquilidade às práticas a serem desenvolvidas no processo de higienização, recuperação e preservação do acervo.

Para o diretor do Museu, Jean Camoleze, a intenção é deixar todo este material em condições de ser utilizado pela população em geral, principalmente estudantes e historiadores. “São documentos que podem contribuir para entender e contar a história de nossa cidade, por isso temos que cuidar muito bem deles”, explica Jean.

Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/23/especialista-da-usp-diz-que-trabalho-de-restauro-sera-continuo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original