Jundiaí marca Dia Internacional sobre Ruídos

Publicada em 23/04/2013 às 09:37

A Secretaria de Saúde realiza nesta quarta-feira (24) um ato simbólico pelo Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. O evento acontece no CEO (Centro Especializado de Odontologia) com um debate interno sobre os riscos de condições auditivas dos cirurgiões-dentistas, que precisam usar equipamentos ruidosos no cotidiano. Mas a questão interessa a todos os cidadãos.

Mais
O som da voz que pode dizer muita coisa

De acordo com a organização da data no País, realizada pelo Inad Brasil com apoio da Academia Brasileira de Audiologia, a poluição sonora é a terceira que mais afeta a humanidade e o meio ambiente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é de que existam pelo menos 120 milhões de pessoas no planeta com audição afetada pelo ruído. Para agravar, os seres humanos estão acostumados com essa presença barulhenta.

“Vamos colocar essa questão importantíssima de maneira simbólica para marcarmos a data”, explica Hélio Gabriel Faria Silva, do Cerest-Visat (Centro de Referência e Vigilância de Saúde do Trabalhador), da Secretaria de Saúde.

De acordo com o material de divulgação da campanha, os níveis de ruído em decibéis a 1 metro de distância para o ser humano são de 10 dBA (brisa na floresta), 30 dBA (geladeira moderna), 40 dBA (biblioteca silenciosa), 50 dBA (escritório), 60 dBA (voz humana normal), 70 dBA (voz humana alta), 80 dBA (trânsito), 100 dBA (buzina de carro), boates e indústrias (120 dBA), 130 dBA (limiar de dor) e 140 dBA (decolagem de avião).

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/23/jundiai-marca-dia-internacional-sobre-ruidos/
Leia mais sobre