Prefeitura anuncia reabertura da UBS Pitangueiras

Publicada em 23/04/2013 às 15:59

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, anunciaram nesta terça-feira (23) a reabertura da Unidade Básica de Saúde Pitangueiras para junho. Um dos principais motivos da decisão foi a ausência de atendimento aos moradores cadastrados da região do Vianelo e Jardim Bonfiglioli na UBS Anhangabaú, para onde eles foram transferidos em dezembro de 2012 pelo governo anterior.

Mais
Prefeito tem sinal verde para a terceira UPA

Prefeito e secretário de Saúde estiveram na sede da UBS Pitangueiras

Prefeito e secretário de Saúde estiveram na sede da UBS Pitangueiras

“Chegamos a uma solução simples, como ocorreu com o PA Central 24 horas. O ideal seria um imóvel especial para a unidade de saúde, mas, diante da situação apresentada pelos moradores, decidimos retomar o funcionamento no mesmo local onde já era feito este trabalho”, afirmou Bigardi, que também já foi usuário da UBS da rua Inglaterra, nº 281, no Jardim Cica. O prazo previsto para reparos e formação de equipe técnica é de 40 dias.

Com a decisão, a UBS Anhangabaú poderá ser revista para atender aos moradores daquela região. De acordo com a Secretaria de Saúde, são 22 mil cadastrados da região da Pitangueiras (18.750 deles ativos) e apenas 1 mil cadastrados do próprio bairro, que ainda tem grande parte de moradores vinculados à UBS Central. “Mas dos 150 atendimentos diários, quase 80% é feito para moradores vizinhos”, explicou o secretário Cláudio Miranda.

Nos três primeiros meses do ano, a prioridade foi resolver os problemas técnicos da nova UBS, que incluíram a rede elétrica (com voltagem de 110 volts que inviabilizava o uso de computadores e outros aparelhos) e a rede hidráulica (com diversos vazamentos), construída pela empresa responsável pelo Jundiaí Shopping e quase interditada pelo atual governo.

A medida vai ao encontro das manifestações de moradores da região do Vianelo e Bonfiglioli, contrários à mudança realizada no ano passado.

Recomeço na UBS Anhangabaú
Com a decisão de reabertura da UBS Pitangueiras, o prédio novo (e refeito) da UBS Anhangabaú vai reencontrar o destino original, voltado para os moradores daquela região da cidade.

Em Jundiaí, as UBS possuem equipes básicas formadas por clínico geral, pediatra e ginecologista-obstetra, além de enfermeiro, técnicos e administrativos. Diversas unidades contam ainda com cirurgiões-dentistas e agentes comunitários. Ao todo, contando as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do PSF (Programa de Saúde da Família), a rede conta com 37 unidades incluindo o retorno da UBS Pitangueiras.

Estrutura
Outro ponto destacado pela prefeitura é a reorganização do sistema municipal de saúde. De acordo com Miranda, o redimensionamento visa atender ao crescimento da cidade tornando as unidades básicas mais resolutivas e com recursos regionalizados para as urgências. “Existem coisas simples, como um desfibrilador em cada unidade que hoje não temos para emergências cardíacas”, explicou.

Ao mesmo tempo, o secretário e o prefeito anunciaram o encaminhamento do projeto de reformas e ampliações da rede de UBS.

Entrevista com imprensa foi realizada no Paço Municipal

Entrevista com imprensa foi realizada no Paço Municipal

“Estivemos focados em garantir as quatro UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) que, ao lado de dois PAs (pronto-atendimento), vão permitir uma rede intermediária de emergências. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, até 90% dos casos são resolvidos nessas unidades, evitando a superlotação do São Vicente. Agora estivemos também buscando o projeto para as UBS”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

O secretário de Educação, Durval Orlato, visitou a rede de escolas e creches, e o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, também esteve em toda a rede de unidades básicas e de saúde da família, o prefeito Pedro Bigardi destacou o esforço do governo de melhorar a rede de serviços públicos.

Para o secretário Cláudio Miranda, o projeto da área de Atenção Básica em negociação com o Ministério da Saúde envolve pelo menos 20 unidades em reformas e ampliações e 5 unidades com novas sedes que serão anunciadas depois da aprovação federal. “A autorização de novas vagas, aprovada pela Câmara, também vai colaborar no aspecto das equipes”, explicou.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/23/prefeitura-anuncia-reabertura-da-ubs-pitangueiras/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original