Jundiaí terá grupo de produtores orgânicos

Publicada em 25/04/2013 às 18:50

Em reunião nesta quinta-feira (25), na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, um grupo de agricultores de Jundiaí aderiu à formação de uma OCS (Organização de Controle Social) para obter a certificação orgânica para venda direta de seus produtos ao consumidor. Agora, a documentação será enviada para o Ministério da Agricultura para ser feito o cadastro. Este foi o segundo encontro do grupo. Nomeada de Jundiaí Orgânicos, a OCS será formada por 14 integrantes: 7 produtores familiares, 5 técnicos e 2 consumidores.

Mais
Campanha contra gripe é prorrogada até 10 de maio
TVE apresenta nova programação

Reunião definiu integrantes e o nome da OCS Jundiaí Orgânicos

Reunião definiu integrantes e o nome da OCS Jundiaí Orgânicos

O agrônomo Sérgio Pompermaier explicou ao grupo que há três sistemas para obter a certificação.

“Além da OCS, há a auditoria pela certificadora, que é mais cara, em torno de R$ 3 mil por ano, e a certificação participativa, feita por meio de cooperativas. Optamos pela OCS por não gerar custo para o produtor. Neste sistema vamos ter uma certificação que só vale para a venda direta, e não um selo”, explica, destacando que este é o sistema indicado para pequenas propriedades que fazem venda direta, sem intermediário.

Pompermaier voltou a insistir nas regras para a formação da OCS. “Os produtores e demais integrantes devem estar comprometidos, ter uma periodicidade de reuniões e ainda devem formar um grupo de fiscalização, que será responsável por visitar e fiscalizar as propriedades, seguindo, claro, as normativas da agricultura orgânica.” A cartilha do Ministério da Agricultura sobre a formação de OCS destaca que “é preciso que entre os participantes exista uma relação de organização, comprometimento e cobrança”.

Segundo Sérgio, a ideia de fomentar a agricultura orgânica na cidade é antiga, mas nunca saiu do papel. “Com a feira orgânica temos agora um canal de escoamento da produção. Isso é um incentivo para o produtor.”

A próxima reunião está marcada para a próxima sexta-feira (3 de maio), às 14h30, na Secretaria de Agricultura. Um dos assuntos da pauta será a definição da periodicidade das reuniões da OCS.

Por Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/25/jundiai-tera-grupo-de-produtores-organicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original