Contêineres entram em cena para tirar o lixo das ruas

Publicada em 26/04/2013 às 17:45

O Centro da cidade amanheceu diferente nesta sexta-feira (26). Um novo componente passou a integrar os equipamentos públicos, com a missão de contribuir para deixar as ruas cada vez mais limpas. São os contêineres, ao todo são 40, que começaram a operar em fase experimental e de avaliação, nos quais devem ser depositados, a partir de agora, todo lixo orgânico e reciclável.

Aguinaldo e diretor conferem os contêineres no Centro

Aguinaldo e diretor conferem os contêineres no Centro

Os contêineres têm capacidade de 1 mil litros e foram colocados em pontos estratégicos, de modo a atender toda a região central. Eles não ocupam vagas de veículos, nem obstruem as calçadas.

O projeto, colocado em prática pela Secretaria de Serviços Públicos, quer organizar a limpeza da cidade, orientando o comércio e a população em geral – que não estão mais condicionados a depositar o lixo para coleta somente no final do dia. “Os sacos podem ser descartados a qualquer hora, não tendo mais que ficar jogados nas calçadas, como ocorria antes”, explicou o secretário Aguinaldo Leite, que acompanhou o primeiro dia do novo serviço.

Os contêineres têm duas cores: verde para o lixo reciclável e marrom para o orgânico (restos de alimentos). O Centro é uma região onde se produz muito lixo, por conta do comércio. Por isso, foi escolhido para o projeto piloto.

As vantagens são muitas, como evitar que os sacos fiquem expostos muito tempo nas calçadas, podendo ser violados por animais ou arrastados pela chuva até os bueiros. Além disso, os novos equipamentos facilitam a separação dos resíduos, possibilitando realizar a coleta seletiva. No final do dia, caminhões passarão pelos locais para esvaziar os contêineres. A higienização desses coletores será feita a cada 10 dias.

O secretário Aguinaldo Leite destacou outro fator importante deste novo processo, que é o controle mais eficiente sobre vetores de transmissão de doenças, como moscas, ratos e baratas.

José Roberto: “A cidade está ficando mais limpa”

José Roberto: “A cidade está ficando mais limpa”

Elogios
José Roberto de Oliveira, subgerente de uma drogaria localizada no Calçadão São José, já observou resultados no primeiro dia. “Agora está mais limpo, não temos mais aquele monte de lixo na nossa porta como antes”, analisou.

Quem também já aprovou a ideia foi o representante da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Jundiaí, Roberto Rezende. A impressão, segundo ele, é a melhor possível pois mostra preocupação com o aspecto visual e a saúde pública.

“Estava tudo muito largado e essa mecanização dos resíduos é um avanço no sentido de melhorar o aspecto da cidade.”

Por serem móveis, permitem o deslocamento para o local mais adequado onde os caminhões se posicionarão para recolher o lixo. “Se ficarem cheios antes do dia terminar, os caminhões vêm antes”, acrescenta Lucas Rodrigues, diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Serviços Públicos.

Aguinaldo Leite informou também que na próxima segunda-feira (29), equipes da Secretaria de Serviços Públicos irão percorrer todo o comércio e as ruas do Centro com material de apoio, para orientar sobre o uso correto dos contêineres.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/26/conteineres-entram-em-cena-para-tirar-o-lixo-das-ruas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original