Cultura é atração do Centro neste sábado

Publicada em 26/04/2013 às 15:23

Um sarau com muita poesia nos jardins do Solar e uma roda de contadores de histórias na Pinacoteca são atrações na tarde de sábado (27) do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí. O sarau começa às 17h, com entrada gratuita, e fará uma homenagem aos 190 anos do poeta Gonçalves Dias (dos célebres versos de “minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá…”), mas com tema livre para quem quiser levar uma poesia, música, cordel ou pequeno texto para mostrar aos demais.

Na Pinacoteca, histórias serão contadas: tudo de graça

Na Pinacoteca, histórias serão contadas: tudo de graça

A promoção é da Comissão Municipal de Literatura, com apoio da Associação dos Poetas e Escritores de Jundiaí e Região (Apejur) e da escola canadense Maple Bear. O encontro acontece nos jardins da sede principal do museu, no Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro).

Já a roda de histórias começa às 18h, também com entrada gratuita, com os 30 participantes da oficina de contação de histórias realizada nos sábados de abril pela Cia. Na Ponta da Língua, um dos grupos mais envolvidos com esse tema na cidade.A previsão de duração é de 2 horas e vai acontecer em sala da Pinacoteca Municipal, no prédio histórico do antigo grupo escolar Siqueira de Moraes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro).

Às 17h, Museu homenageia o poeta Gonçalves Dias

Às 17h, Museu homenageia o poeta Gonçalves Dias

Nova dinâmica
Para o diretor de museus da Secretaria de Cultura, Jean Camoleze, o setor vive um bom momento em Jundiaí. Somente nas oficinas, que incluem o curso de contadores de histórias e também outros, como de fotografia pinhole, levada ao Complexo da Companhia Paulista, participam quase 200 pessoas.

O número conta também o curso de conservação documental em andamento no Centro de Memória, também departamento do museu, em parceria com a Universidade de São Paulo. Embora situados na mesma rua, o Solar do Barão está na praça da Catedral e a Pinacoteca Municipal no entorno do Teatro Polytheama.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/26/cultura-e-atracao-do-centro-neste-sabado/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original