Planejamento reúne comissão para a Conferência das Cidades

Publicada em 26/04/2013 às 19:19

A comissão preparatória para a 5º Conferência das Cidades, que terá como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira (26). O objetivo foi discutir o evento, que começa no município e depois contará com as fases estadual e nacional.

As ações que serão apresentadas na fase nacional da conferência irão nortear as prioridades do Ministério das Cidades para o biênio 2014-2016. De acordo com o Ministério, é chegada a hora dos cidadãos participarem ativamente de ações, para que possam modificar a estrutura atual das cidades, que cresceram sem qualidade de vida e sustentabilidade, para um futuro com bem estar para todos.

Grupo planeja fase municipal: participação da sociedade

Grupo planeja fase municipal: participação da sociedade

A conferência de Jundiaí irá acontecer no fim do mês de maio. Antes disso, a comissão preparatória pretende realizar pré-conferências, para buscar maior participação popular e assim resultados mais eficazes.

“Mesmo não tendo muito tempo para a preparação, vamos trabalhar para termos a melhor Conferência das Cidades e não apenas um evento para cumprir uma legislação. Queremos legitimar a realização das questões urbanas da cidade e levar para as demais fases do evento as 30 ações e demandas mais importantes de Jundiaí”, comentou Daniela da Câmara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente e responsável pela organização. “Desta forma, poderemos solicitar a vinda de recursos específicos”.

Este trabalho democrático vai integrar a administração pública e a sociedade civil, para que seja retratada a realidade do município por meio da coleta de dados, sugestões e elaboração de documentos.

A discussão será baseada em quatro temas relacionados diretamente ao SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano): Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade; Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/26/planejamento-reune-comissao-para-a-conferencia-das-cidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original