GM inicia trabalho de integração com a PM

Publicada em 29/04/2013 às 19:02

O comandante da Guarda Municipal, delegado José Roberto Ferraz, se reuniu nesta segunda-feira (29) com os comandantes do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel Aloysio de Queiroz, e do 49º Batalhão, Henrique Neto, para dar continuidade à proposta de integração de trabalho entre as corporações. O objetivo é firmar um convênio, para oficializar a troca de informações, a exemplo do que está sendo acertado com a Polícia Civil. A diretora de Trânsito, Regina Romão, também participou da reunião.

Ferraz explicou o funcionamento da central para comandantes da PM

Ferraz explicou o funcionamento da central para comandantes da PM

Ficou acertado que, a partir da próxima semana, um PM vai trabalhar na Central de Monitoramento da Guarda. “Neste primeiro momento será uma situação experimental enquanto a gente prepara o convênio”, destacou o tenente-coronel Aloysio.

Segundo Ferraz, a integração com a PM é fundamental para o trabalho de monitoramento. “No caso de uma ocorrência, por exemplo, podemos acionar imediatamente as viaturas tanto da GM quanto da PM mais próximas do local. Isso vai agilizar o trabalho das duas corporações no combate ao crime.”

O comandante da GM destacou que, mês passado, o sistema de monitoramento acusou mais de 100 avisos de carros furtados. “Com a integração, poderemos aumentar muito o número de abordagens”, afirmou. “Num primeiro momento, nosso principal foco é baixar o índice de furtos e roubos de veículos, uma recomendação do prefeito Pedro Bigardi.”

Além dos guardas municipais, o sistema de monitoramento também conta com um agente de trânsito que monitora, principalmente, os cruzamentos e acidentes nas vias. A ação está ajudando a agilizar o trabalho nas ruas. “Se ocorre um acidente e é preciso desviar o trânsito, por exemplo, nosso agente aciona imediatamente a equipe”, explica Regina Romão.

A diretora de Trânsito também reiterou a importância da integração com a PM no apoio em eventos da cidade e na disponibilização dos boletins de ocorrências de acidentes de trânsito para estatísticas.

Por Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/29/gm-inicia-trabalho-de-integracao-com-a-pm/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original