Academia para deficientes é inaugurada

Publicada em 24/04/2013 às 17:50

O secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, aproveitou a 4º Fera – Festival Especial Regional de Atletismo, que ocorreu nesta quarta-feira (24) no Complexo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, no Anhangabaú, para inaugurar oficialmente a primeira academia ao ar livre para deficientes da cidade.

Mais
Técnico Tarallo comemora o retorno para a casa

Cristiano Lopes observa Everaldo de Souza na academia ao ar livre

Cristiano Lopes observa Everaldo de Souza na academia ao ar livre


Cinco aparelhos

Máquina remada sentada, máquina de puxada alta, torre de elevação de braços, multirodas de ombro e bicicleta de mão – foram instaladas próximos a entrada da pista de atletismo, onde já havia alguns aparelhos da academia ao ar livre. Os aparelhos contêm placa de orientação de uso, placa em braile e são altamente seguros, sem colocar em risco o usuário.

O objetivo é o de melhorar a qualidade de vida, favorecer a reabilitação física, estimular a prática de esportes em equipamentos adaptados e utilizar o esporte como meio de promoção da inclusão social e o resgate da autoestima com foco da cidadania.

“É uma reivindicação antiga e pudemos atender agora. No primeiro momento, instalamos no Bolão, porque o Peama está todo concentrado aqui. Nossa intenção é expandir para outros lugares, conforme a demanda”, explicou Cristiano Lopes.

Everaldo: “Gostei muito dos aparelhos e vou utilizá-los muito. É fácil de usar”

Everaldo: “Gostei muito dos aparelhos e vou utilizá-los muito. É fácil de usar”

O titular da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Reinaldo Fernandes, elogiou a iniciativa. “É o que chamo da verdadeira inclusão. Os aparelhos não foram colocados em local separado e sim no mesmo espaço que todo mundo já utilizava, para incentivar a socialização de todo mundo.”

Quem aprovou os novos aparelhos foi o atleta do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) da Prefeitura de Jundiaí, Everaldo de Souza. “Gostei muito dos aparelhos e vou utilizá-los muito. É fácil de usar”, disse.

Por Fábio Manzini
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/24/academia-ao-ar-livre-para-deficientes-e-inaugurada-no-bolao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original