Biblioteca tem programação recheada em maio
Publicada em 30/04/2013 às 10:21A Biblioteca Pública Professor Nelson Foot divulga a programação de atividades para maio. O local não é apenas um centro de leitura e consulta a livros, jornais e revistas. Quem vai à Biblioteca pode participar de uma série de outras atividades, como oficinas, torneios de xadrez, lançamento de obras literárias, palestras , exposições e contação de histórias e muito mais.
Em maio, especialmente, a programação está recheada e a população em geral, além de estudantes, está convidada a prestigiar os eventos do mês, podendo escolher o melhor dia e a atividade com que melhor se identifique. Confira:
De 02 a 29/05
“Trabalho Jundiaí” – Exposição de fotografias retratando o trabalho em nossa cidade, com Julio Montheiro e alunos.
02/05 – 19h
Bate-papo: “Diálogos sobre mulheres e trabalho”, com a professora Elisete Suely Marques, doutoranda em Ciências Sociais – PUC – SP
04/05 – sábado – 10h
“Projeto Cubo mágico” – Oficina com o Circo Alegria – teatro, música e muita diversão. Faixa etária até 13 anos.
09/05 – 19h
Lançamento do livro “Palavras para mente e coração – são reflexões para pensar a vida e caminhos a escolher”, do escritor Maurício Silva Araújo. Fonte Editorial.
10/05 – 19h
Lançamento do livro “Palavras de Areia – Crônicas de morder a língua” (Prêmio Estímulo de Cultura e Prêmio Alejandro Cabassa), de André Kondo. Haverá distribuição gratuita de exemplares da obra.
11/05 – 10h
“A cor do som”. Palestrantes: Eloísa Bellini, pianista erudita e membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí e Mateus Canalli, guitarrista e vocalista de blues. A promoção é da Associação dos Poetas e Escritores de Jundiaí e Região – APEJUR.
17/05 – 19h
“Chama do Sucesso”. Palestrante: Antônio Adolpho de Araújo. A palestra tem como objetivo motivar as pessoas a se comprometerem com a evolução do mercado de trabalho com conhecimento, atitude, iniciativa, talento e espírito de equipe.
18/05 –10h
“Alfabetização da alma infantil – colo, carinho e coração”. Palestra ministrada pela Profa. Dra. Valderez Ana Maria de Mello Cornacchione, pedagoga, psicopedagoga, escritora e advogada.
22/05 – 19h
Coral do Projeto Guri apresenta: “Sons do Coração”.
25/04 – 10h
Lançamento do livro “Pinturas e desenhos que revelam”, da escritora e artista plástica Yole Antiqueira Mendes Pereira.
As visitas monitoradas, com contação de histórias, devem ser marcadas com a professora Joyce Tatiana Surian. O público alvo são alunos da rede pública e privada e demais segmentos sociais da cidade. Informações pelo telefone (11) 4527-2110.
Xadrez aos sábados
Junte-se ao grupo dos jogadores de xadrez. São muitos os benefícios desta prática, dentre eles o desenvolvimento do raciocínio matemático; o aumento da disciplina; maior habilidade de comunicação, entre outros. A Biblioteca ainda conta com a parceria do Centro Cultural Recreativo 13 de Agosto,com Ileandro Aparecido de Oliveira e equipe.
Espaço Braille
A Biblioteca ainda oferece às pessoas com deficiência visual um espaço com livros em braille, fonte ampliada e livros falados. Os assuntos abrangem literatura estrangeira e brasileira, história, autoajuda, xadrez, iniciação à informática, dicas culinárias, além de livros infanto-juvenis e juvenis.
E tem também a coleção da revista Ponto a Ponto, que traz temas de interesse geral. Pode ser utilizado ainda o programa Acessa Jundiaí e rede Wi-Fi Jundiaí Digital. Pessoas com deficiência visual também acessam, por meio do programa Virtual Vision.
Para ficar sócio, é necessário levar o RG e comprovante de residência recente. A carteira fica pronta na hora e o sócio poderá levar em cada empréstimo, pelo período de 30 dias, dois livros em braille, dois livros falados e duas revistas em braille.
O empréstimo pode ser renovado por mais 30 dias, pela internet, pessoalmente ou por telefone.
Acesso à Internet
Para acessar a Internet, enviar email, escrever um texto no Word, a pessoa com deficiência visual pode acessar o computador do Acessa Jundiaí – onde está instalado o programa de voz Virtual Vision. Ao chegar à Biblioteca, deve avisar o monitor e aguardar a vez (se o computador estiver ocupado). O tempo de uso é de uma hora e é necessária a apresentação do RG.
Sugestões de Leitura
Edição em braille
Nunca desista de seus sonhos – Augusto Cury
Marley e eu – John Grogan
Crepúsculo – Stephenie Meyer
Coisas que todo garoto deve saber – Antonio Carlos Vilela
Por enquanto eu sou pequeno – Pedro Bandeira
Livros falados
O corpo fala – Pierre Weil
O crime do restaurante chinês – Boris Fausto
Uma nova história do tempo – Stephen Hawking
Sozinha no mundo – Marcos Rey
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original