Bom Prato completa 7 anos de atividade em Jundiaí

Publicada em 05/04/2013 às 19:39

O cardápio, típico de uma comemoração especial, tinha arroz, feijão, steak à parmegiana, salada de alface com laranja, suco, maçã de sobremesa e, claro, bolo. Aliás, 17 deles, totalizando 170 quilos. E o recheio, chocolate com doce de leite. Foi assim o almoço desta sexta-feira (5) no restaurante popular Bom Prato, que completa 7 anos de atividades em Jundiaí.

O brinde, com suco; Bom Prato completa sete anos de sucesso

O brinde, com suco; Bom Prato completa sete anos de sucesso

O brinde foi proposto pela secretária da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Marilena Negro, que, juntamente com o secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, compareceu representando o prefeito Pedro Bigardi. Ambos foram recebidos pelo presidente do INdesc (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural), Luiz Gonzaga Nascimento.

Em 7 anos, o restaurante atingiu a marca de 2,5 milhões de refeições. Desde um ano atrás, o local passou a oferecer também o café da manhã que, igualmente às refeições (com valor de apenas R$ 1), tem um preço simbólico: R$ 0,50.

Todos os dias, 1.500 pessoas almoçam no Bom Prato

Todos os dias, 1.500 pessoas almoçam no Bom Prato

Para atender a média de 1,5 mil pessoas por dia, o restaurante emprega 16 funcionários, entre cozinheiros, auxiliares, nutricionistas e outras de apoio.

Alguns clientes frequentam o local desde o início, outros o visitam esporadicamente, mas o movimento é o mesmo todos os dias. Quem passa na porta do estabelecimento não repara apenas na grande fila que se forma na calçada, mas sente também, de longe, o cheiro da comida, preparada nos melhores padrões de qualidade e higiene, ainda que o custo possa ser representado por uma única moedinha.

Novidades
A secretária Marilena Negro, como convidada especial, não estava surpresa. Vereadora por diversas legislaturas, ela sempre acompanhou de perto o funcionamento do Bom Prato. Mas nesta sexta sua presença foi além da cordialidade. Ela levou boas notícias, como a existência de estudos no sentido de investir em projetos – não no mesmo formato do Bom Prato, mas com objetivos semelhantes.

“A intenção é conciliar a necessidade de atender a população mais vulnerável com projetos que possam romper a barreira do assistencialismo e agregar valores às ações”, exemplificou a secretária. Segundo ela, é possível tratar a questão da segurança alimentar de forma sustentável, trabalhando a qualificação e a capacitação da mão de obra.

As parcerias passam também pela Secretaria de Agricultura, que pode contribuir com projetos de fomento à produção rural, do início do plantio dos produtos à mesa do consumidor, como explicou o secretário Marcos Brunholi. “As possibilidades existem e a disposição desse trabalho conjunto também.”

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/05/bom-prato-faz-7-anos-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original