GMs da Aglomeração Urbana firmam cooperação técnica
Publicada em 26/04/2013 às 19:12Representantes das Guardas Municipais dos municípios que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) – Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Jarinu e Louveira – reuniram-se nesta sexta-feira (26), na Prefeitura de Jundiaí, para firmar um termo de cooperação técnica. O objetivo é que as corporações trabalhem integradas na área de segurança pública, conforme o interesse de cada município.
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, delegado José Roberto Ferraz, explicou que este trabalho integrado está previsto na lei que criou a Aglomeração. Além das cidades da AUJ, participaram da reunião, como convidados, Itatiba, Caieiras, Franco da Rocha e Amparo. Estes municípios não precisaram assinar o termo de cooperação, mas poderão participar da integração.
“A ideia principal é a troca de informações e experiências, no monitoramento, tecnologia de informação, formação e capacitação dos guardas, treinamento, convênio e até finanças. Tudo que for de interesse das Guardas”, destacou o comandante Ferraz, lembrando que o grande ganho será melhorar a troca de informações. “O termo de cooperação não vai gerar custo nenhum, apenas legaliza a forma de trabalhar”, explicou.
Segundo Ferraz, o modelo de integração já vem sendo aplicado nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. “Quando conseguirmos integrar as corporações da Aglomeração, daí vamos fazer a integração com essas regiões metropolitanas.”
Teste
Esta semana, a Guarda Municipal de Jundiaí iniciou um trabalho de integração, ainda em fase de teste, com as corporações de Indaiatuba, Vinhedo e Itatiba. “É um sistema online que permite troca de informação entre as Guardas em tempo real sobre furto, roubo de veículo, de carga, veículos clonados e outras informações criminais”, explica Ferraz.
Em uma semana o trabalho já apresentou bons resultados. “Os monitoramentos de cada cidade permite a troca de informação. Foram identificados em outras cidades três veículos roubados e dois clonados em Jundiaí.”
O comandante Ferraz apresentou o sistema de informação usado pela Guarda de Jundiaí e o colocou à disposição dos outros municípios. Também propôs a criação de um banco de dados criminal de todas as cidades a região.
Por Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original