GMs da Aglomeração Urbana firmam cooperação técnica

Publicada em 26/04/2013 às 19:12

Representantes das Guardas Municipais dos municípios que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) – Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Jarinu e Louveira – reuniram-se nesta sexta-feira (26), na Prefeitura de Jundiaí, para firmar um termo de cooperação técnica. O objetivo é que as corporações trabalhem integradas na área de segurança pública, conforme o interesse de cada município.

O comandante da GM de Jundiaí, José Roberto Ferraz, conduziu reunião

O comandante da GM de Jundiaí, José Roberto Ferraz, conduziu reunião

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, delegado José Roberto Ferraz, explicou que este trabalho integrado está previsto na lei que criou a Aglomeração. Além das cidades da AUJ, participaram da reunião, como convidados, Itatiba, Caieiras, Franco da Rocha e Amparo. Estes municípios não precisaram assinar o termo de cooperação, mas poderão participar da integração.

“A ideia principal é a troca de informações e experiências, no monitoramento, tecnologia de informação, formação e capacitação dos guardas, treinamento, convênio e até finanças. Tudo que for de interesse das Guardas”, destacou o comandante Ferraz, lembrando que o grande ganho será melhorar a troca de informações. “O termo de cooperação não vai gerar custo nenhum, apenas legaliza a forma de trabalhar”, explicou.

Segundo Ferraz, o modelo de integração já vem sendo aplicado nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. “Quando conseguirmos integrar as corporações da Aglomeração, daí vamos fazer a integração com essas regiões metropolitanas.”

Teste
Esta semana, a Guarda Municipal de Jundiaí iniciou um trabalho de integração, ainda em fase de teste, com as corporações de Indaiatuba, Vinhedo e Itatiba. “É um sistema online que permite troca de informação entre as Guardas em tempo real sobre furto, roubo de veículo, de carga, veículos clonados e outras informações criminais”, explica Ferraz.

Em uma semana o trabalho já apresentou bons resultados. “Os monitoramentos de cada cidade permite a troca de informação. Foram identificados em outras cidades três veículos roubados e dois clonados em Jundiaí.”

O comandante Ferraz apresentou o sistema de informação usado pela Guarda de Jundiaí e o colocou à disposição dos outros municípios. Também propôs a criação de um banco de dados criminal de todas as cidades a região.

Por Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/26/gms-da-aglomeracao-urbana-firmam-cooperacao-tecnica/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original