Gripe: Campanha de vacinação vai até 26 de abril

Publicada em 15/04/2013 às 12:33

A Secretaria de Saúde realiza de 15 a 26 de abril a campanha de vacinação contra a gripe “influenza” em Jundiaí. Os alvos são os idosos acima de 60 anos (ou que completem essa idade até o fim do ano), as crianças entre 6 meses e 23 meses de idade, as mulheres gestantes (em qualquer período da gravidez) ou puerpéreas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas com prescrição médica.

Veja também
Elimine os criadouros do mosquito da dengue

Idosos fazem parte do grupo prioritário da campanha

Idosos fazem parte do grupo prioritário da campanha

Neste período, a vacinação acontece em toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do PSF (Programa Saúde da Família). No sábado (20), além de plantão em toda a rede, haverá o reforço de ações, das 9h às 12h, no Calçadão da rua Barão de Jundiaí (diante da Casa da Cultura), e das 14h às 16h no Criju (Centro de Referência da Melhor Idade), no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti.

Outras ações acontecem de segunda a quinta-feira, também nas duas semanas da campanha, das 8h30 às 16h, no Calçadão, e das 8h30 às 11h na loja da Coopercica no Jardim Cica (rua João Ferrara).

Doenças Crônicas
Também podem receber a vacina os portadores de doenças crônicas respiratórias, doenças crônicas cardíacas (com repercussão clínica ou hemodinâmica), doenças neurológicas, doenças hepáticas, doenças renais, diabetes, obesidade, imunossupressão e transplantados.

De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, a chegada do material está prevista para quinta-feira (11). “Não temos ainda a quantidade exata que foi destinada ao município”, afirma.

A meta é alcançar 80% do público –alvo, indicador que no ano passado foi de 90,3% para bebês, 69,8% para gestantes e 69,6% para idosos. São estimados 50.329 idosos, 8.040 crianças e 4.020 gestantes. “É importante termos uma cobertura cada vez maior”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. Para ele, a doença muitas vezes vista como inofensiva, deve ser entendida como algo de potencial gravidade para esses grupos. “Como é um vírus vivo atenuado, podem surgir alguns sintomas leves em seguida”, explica.

Outros grupos, basicamente de jovens e adultos, não aparecem entre aqueles definidos pelo Ministério da Saúde para vacinação na rede pública (com exceção de portadores de doenças crônicas). Na campanha, o alvo são os grupos mais vulneráveis.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/15/gripe-campanha-de-vacinacao-comeca-dia-15/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original