O BRT ponto a ponto

Publicada em 10/04/2013 às 20:26

Integração
As áreas de submoradias de Bogotá também despertaram a atenção do prefeito e dos secretários. “Há um projeto naquela cidade de teleférico que estão desenvolvendo para facilitar o acesso da população aos pontos de embarque. O BRT auxilia não só na mobilidade, mas também na questão social e no desenvolvimento econômico das regiões em que circula”, disse. Outro ponto positivo da viagem foi em relação aos espaços públicos, que foram priorizados durante o projeto de mobilidade na Colômbia.

BRT: prefeito e secretários explicaram sobre o sistema de Bogotá

BRT: prefeito e secretários explicaram sobre o sistema de Bogotá

Central
Sobre o sistema em Bogotá, o prefeito Pedro Bigardi destacou a central de controle com tecnologia, que permite monitorar inclusive quem é o motorista de determinado veículo com apenas um simples acesso a rede.

Desafios
Entre as dificuldades para implementar o BRT em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi destacou dois itens importantes. “O primeiro, montar o projeto, o que inclui, por exemplo, a pesquisa de origem e destino. O segundo, responder rapidamente a Brasília sobre as alterações necessárias para a execução da obra.”

Rotas
Sobre prazos de execução e valores de tarifa, o prefeito adiantou não ser possível prever estas questões devido aos trâmites para a elaboração do projeto. Sobre as interligações, Pedro Bigardi explicou que há algumas possibilidades e entre elas a região de expansão da cidade que concentra um grande número de pessoas com dificuldade de locomoção, como a região do Novo Horizonte. “A outra é usar os eixos principais que já existe: Morada das Vinhas – Centro, Eloy – Centro e Vila Rami – Centro.”

Investimento
O secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, explicou que a cidade de Bogotá investiu muito forte no planejamento do sistema. Segundo ele, isso foi fundamental para o sucesso da implementação. Já em Cáli, destacou, não há um planejamento estruturado. Por isso, o secretário destaca a importância de a Prefeitura montar um plano bem estruturado, seguindo o direcionamento do crescimento da cidade.

De acordo com o secretário, outro ponto interessante constatado em Bogotá foi a velocidade dos ônibus. “Em alguns trechos, eles chegam a atingir 60km/h, uma velocidade bastante razoável”, destacou. Além disso, as estações de pré-embarque, nos mesmos moldes do metrô, tornam a viagem mais rápida.

Conscientização
O secretário Cristiano Guimarães comentou que um outro fator que contribuiu com o sucesso do BRT na Colômbia foi o trabalho de comunicação. “Foi necessário convencer a população de que o sistema seria de qualidade e, desta forma, convencer as pessoas a deixar o carro em casa. Um amplo projeto de comunicação foi desenvolvido para informar como funcionaria o BRT”, completou.

Participaram da coletiva também os secretários Paulo Roberto Galvão (Finanças), José Roberto Aprillanti Júnior (Obras), Daniela da Câmara Sutti (Planejamento), José Carlos Pires (Casa Civil), Aguinaldo Leite (Serviços Públicos) e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori.

Por Édi Gomes
Contribuiu Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/10/o-brt-ponto-a-ponto/

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