PAT emite carteiras de trabalho a jovens da Fundação Casa

Publicada em 24/04/2013 às 10:46

O PAT Jundiaí (Posto de Atendimento ao Trabalhador), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, emitiu 15 carteiras profissionais para jovens de 16 anos a 18 anos que cumprem medidas sócio-educativas na Casa Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (Fundação Casa).

Funcionários da Fundação Casa receberam a equipe do PAT

Funcionários da Fundação Casa receberam a equipe do PAT

Por meio desta ação social, os jovens estarão mais preparados para a busca do primeiro emprego. A ação social aconteceu sexta-feira (19) e contou com a presença de dois funcionários do PAT no local. “É importante que eles saiam da Fundação com uma responsabilidade.

Sabendo que podem conseguir uma vaga no mercado de trabalho oferecida por meio do programa Menor Aprendiz, por exemplo. Desta forma, as chances de reincidência são menores”, explica Elza Lima, articuladora social do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), gestor da Casa.

Segundo ela, a Fundação Casa já havia tentado a parceria outras vezes durante a gestão anterior, e sabia da possibilidade, mas não houve êxito. Além desta ação, a coordenadora do PAT, Maria Aparecida Marcondes Gibrail, finaliza o projeto que vai oferecer palestras aos jovens internados.

“A previsão é de que em maio possamos falar a eles sobre a forma de se portar em uma entrevista, como fazer um currículo, como se vestir, postura e comportamento. São coisas simples, mas quem está em busca do primeiro emprego precisa saber”, explica Maria.

Mais informações
Outra palestra irá abordar os direitos e deveres trabalhistas, com informações sobre pagamentos, férias, 13º salário, seguro desemprego, horários de trabalho, responsabilidades, falta sem justificativa, entre outros assuntos.

“Iremos apresentar as palestras aos jovens da Fundação Casa e posteriormente formaremos turmas com usuários do PAT. Muitos representantes de bairros que trabalham com inclusão social de jovens, por exemplo, já nos procuraram com esta demanda”, salienta a coordenadora do PAT.

Por Flávia Alves
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/24/pat-emite-carteiras-de-trabalho-a-jovens-da-fundacao-casa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original