Semana da Pessoa com Deficiência segue com ações

Publicada em 25/04/2013 às 17:26

A campanha “Estacione Consciente” reforça a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiente, que está sendo realizada na cidade desde a quarta-feira e segue até o dia 30 de abril.

Mais
Estacione Consciente é elogiada

Reinaldo: ampliar a conscientização

Reinaldo: ampliar a conscientização

Nesta quinta-feira (25), o responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, participou da ação na praça Marechal Floriano Peixoto, um dos locais onde existem vagas reservadas aos deficientes e aos idosos.

A ação conta com apoio do pessoal da Secretaria de Transportes, que ajuda a orientar a população sobre a importância de respeitar as vagas especiais. “Hoje está tranquilo e não identificamos abusos, mas as reclamações dos legítimos donos das vagas são muitas e a intenção é que isso mude com a campanha”, explicou Reinaldo.

O agente de trânsito Márcio Cardona, que atua há 12 anos nas ruas da cidade, diz que tudo é questão de educação das pessoas, que não se atentam para o problema que causam quando utilizam as vagas especiais. “Muitas vezes acham que uma paradinha de cinco minutos não atrapalhará em nada, mas não é isso que ocorre, pois se o deficiente ou o idoso chegarem, não terão como utilizar a vaga”, comenta o agente. Ele disse que, apesar de toda a sinalização e as campanhas que ocorrem periodicamente, é necessário sempre dar um ‘puxão de orelhas’ em alguns motoristas.

Márcio, do trânsito: ‘puxão de orelhas’ em quem abusa

Márcio, do trânsito: ‘puxão de orelhas’ em quem abusa

Portadora de uma deficiência cardíaca, que a impede de se locomover por distâncias muito longas, Irene Alves das Flores, do Caxambu, disse que sempre encontra alguém na vaga reservada a ela. Na sua opinião, além de campanhas educativas, seria importante que se criasse mais opções de vagas, dado o número de pessoas que precisam delas. “Eu acho que até nos ônibus deveria haver mais assentos reservados, pois a cidade tem uma população muito grande e o percentual de pessoas com alguma deficiência também aumentou muito”, sugeriu.

A campanha segue nesta sexta-feira (26) na praça do Fórum. Na segunda-feira (29), será a vez da Vila Hortolândia receber as equipes e, no dia 30, último da programação, o bairro visitado será a Vila Arens.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/25/semana-da-pessoa-deficiente-segue-com-acoes-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original