Programação especial na Semana Nacional de Museus

Publicada em 01/05/2013 às 11:54

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (que integra o Solar do Barão, a Pinacoteca Municipal e o Centro de Memória) definiu sua programação para a 11ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 11 a 18 de maio, com o tema Jundiaí, Nostra África: memória e cultura como formas de resistência. O tema é uma referência à presença afro-brasileira em uma cidade mais conhecida como reduto da imigração italiana.

Mais
Peça ‘Yerma’ é atração no feriado de quarta-feira (1)

Centro de Informações Turísticas abrirá todos os dias
Bate-papo e encontro de gerações no ‘Café com Trem’

“Preparamos uma programação com exposição, palestras, exibição de filmes, teatro, cortejos e ações educativas, realizados por palestrantes e artistas locais a partir da reunião de diversos segmentos organizados da cidade”, explica o diretor do Museu, Jean Camoleze.

A abertura da semana, no sábado (11), contará com três cortejos (Maracatu, Afoxé e Ijexá e Coco), que sairão de três espaços da cidade – locais que tinham uma relação com a escravidão, por conta de serem lugares onde se castigavam publicamente os escravos. Os três se encontrarão em frente ao Solar do Barão para a abertura. O cortejo de maracatu sai do Largo do Rosário (atual praça Rui Barbosa), o cortejo de ijexá e coco do Largo São Bento e o cortejo de afoxé do Largo Santa Cruz (atual praça da Bandeira), todos às 9h30.

As atividades prosseguem na segunda-feira (13) com a oficina Projeto e Montagem de Exposição, por Maurício Cândido da Silva, no Solar do Barão. Na terça-feira (14) tem ainda a intervenção Imagens não vistas: memórias do presente, com Creusa Claudino e Rodrigo Tangerino, na praça Rui Barbosa, incluindo exibição do filme “Bróder”. Na quarta-feira (15) o monólogo Navio Negreiro, com Nelson da Silva e Patrícia Imperator Malite e a palestra Representação do Negro na Cultura Brasileira, com Jorge Alves de Oliveira, ambos no Solar do Barão.

Na quinta-feira (16) tem apresentação de capoeira do Grupo Idalina, em frente ao Solar, e palestra sobre o tema com Alessandra Gama, no auditório. Na sexta-feira (17) é a vez do hip hop com a banda Soulnoro, palestra sobre o Global Hip Hop com Jaqueline Lima Santos e o Clube do Vinil, no auditório.

O encerramento, no sábado (18), terá apresentação do monólogo O Leilão, com Adilson Vitorino; um Aulão de Samba Rock com o Clube 28 e a apresentação da Bateria Show da Liga Jundiaiense de Escolas de Samba, ambos no calçadão da rua Barão de Jundiaí.

A ação educativa também está presente na semana, com encontros de professores da rede municipal na quarta (15) e quinta-feira (16) com o tema Museu e Escola: Arte-educação e Educação Patrimonial.

Para a mostra principal, uma parceria entre o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e a Fundação Palmares busca contribuir com a lei 10.639, de 2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/01/programacao-especial-na-semana-nacional-de-museus/
Leia mais sobre