Parque do Corrupira ganha nota 10 dos visitantes

Publicada em 02/05/2013 às 15:40

Para receber os visitantes na quarta-feira (1), feriado do Dia do Trabalho, o Parque Antonio Jacyro Martinasso, mais conhecido como Parque do Corrupira, passou por uma repleta remodelação em 12 dias. O resultado proporcionou ladeiras lotadas, gramados com tons coloridos pelas colchas e toalhas para o descanso, além de quiosques e churrasqueiras totalmente ocupadas.

Mais
Programação especial na Semana Nacional de Museus

Várias atrações para as crianças movimentam feriado no parque

Várias atrações para as crianças movimentam feriado no parque

A estimativa é que aproximadamente 20 mil pessoas estiveram no parque neste dia.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, e o secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, acompanharam as atividades do parque no período da manhã. Orlato destacou a importância da data, pela luta e conquistas de trabalhadores no decorrer dos anos.

“O movimento começou há 120 anos e uma das principais conquistas foi a redução da jornada de trabalho, que era de 16 horas e passou para 8 horas. Isso aconteceu pela coragem dos trabalhadores e a data de hoje reserva o tempo do lazer com as famílias”, disse Orlato.

Cristiano Lopes, acompanhado da filha Luiza, de 4 anos, comentou que pela distribuição das atrações no Parque não há aglomeração de pessoas em espaços únicos. “Eu sempre frequentei o Parque e desde que a Luiza nasceu a trago para brincar aqui. Em outros anos, por exemplo, a área do palco ficava lotada com atividades e shows. Neste ano, as atrações estão distribuídas de melhor maneira e facilitando a circulação das pessoas”, disse Lopes.

Entre uma viagem e outra do famoso trenzinho do Corrupira, a garotada se divertia com as atrações. Dia de folga dos pais pela data, porém de muita atividade com os filhos que aproveitavam cada diversão preparada por um batalhão de servidores públicos. Somado a este contingente, a Guarda Municipal marcou presença com efetivo que circulava pelo parque, além dos cães do canil que chamava a atenção de todos visitantes pela disciplina nas rondas.

Espaços para as famílias foram melhorados neste ano

Espaços para as famílias foram melhorados neste ano


Balanças, gangorras, gira-giras, enfim todos os brinquedos fixos da área de lazer ficaram ocupados durante todo o dia. Com pinturas novas, estes equipamentos tiveram toda a questão de segurança revista pela administração do Corrupira, segundo Nazaré Carneiro – que há 14 anos trabalha no local.

“Em 12 dias, foi realizada a manutenção pelas equipes da administração do parque e da Secretaria de Serviços Públicos. Além dos brinquedos, fizemos a manutenção nas 120 churrasqueiras e 42 quiosques. Oferecemos ainda 500 blocos de construção que servem de apoio para improvisar churrasqueiras. O público adora este lugar. Eu sou suspeita para falar do assunto, pois amo este parque”, disse Nazaré.

Famílias
E quem circulava pelo Parque do Corrupira nessa quarta-feira compartilhava deste sentimento da administradora. Para Maria Paixão, que veio do bairro Boa Vista, se tivesse de dar uma nota o Parque do Corrupira, ela seria 10. “Este ano está de parabéns. Há muito mais brinquedos para a criançada, que está aproveitando”, disse.

Ela confidenciou que gosta tanto do parque que saiu às 6h do trabalho e veio direto com a família aproveitar o feriado. “E depois de passar o dia aqui, vou entrar às 22h no trabalho novamente”, comentou rindo.

Moradores de outras cidades também não pouparam elogios. Deuzelia Maria Fernandes, Solange Maria Fernandes e Andressa da Silva, de Campo Limpo Paulista, reuniram os filhos e literalmente desembarcaram no Corrupira. Para conforto e segurança, locaram o serviço de transporte de uma van e trouxeram nove crianças que aproveitavam as atrações enquanto elas preparavam o churrasquinho.

“O Parque do Corrupira nete ano está muito melhor. Tem mais brinquedos e mais mesas. Aqui é maravilhoso. A gente vem no Dia do Trabalho e também em outubro, no Dia das Crianças”, comentou. No cardápio das campolimpenses, linguiça, carne, arroz, torta, refrigerante e uma cervejinha para relaxar.

Ação Social
Apesar da estrutura para o lazer, o Parque do Corrupira reservou diversas atrações educativas. Em parceria com a Femsa Brasil (Coca-Cola), tendas foram montadas oferecendo à população diversos serviços gratuitos com o foco em vida saudável, atividade física e consciência ambiental.

Entre os serviços, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medição de circunferência abdominal e IMC (Índice de Massa Corporal), massagem rápida, além de exposição de arte feita com materiais reciclados, escovódromo e brinquedos infláveis para as crianças.

Segundo Andrea Souza Silva, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Femsa, é importante prestar este tipo de serviço para a comunidade de Jundiaí, sede da principal unidade fabril do grupo.

Serviço

O Parque do Corrupira abre de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. No dia 1º de maio, Dia do Trabalho, e 12 de outubro, Padroeira do Brasil e Dia das Crianças, ele antecipa a abertura para as 6h.

O espaço é conhecido também como “Parque do Trabalhador” e foi inaugurado dia 7 de outubro de 1979. Em 2000, passou por uma reforma e ocupa uma área de 225 mil m2, sendo 140 mil m2 de mata nativa. O Parque do Corrupira fica na avenida Nicola Acieri, 1.900 e o telefone para informações é 4582-0721.

Por Édi Gomes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/02/parque-do-corrupira-ganha-nota-10-dos-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original