Profissionalização dos gestores gera eficiência

Publicada em 02/05/2013 às 19:07

A partir da preocupação com a profissionalização da gestão pública municipal, servidores da Secretaria de Finanças, Iprejun (Instituto de Previdência do Município de Jundiaí), Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) e a Escola de Governo participaram terça-feira (30) da ‘Jornada Municipal – Executivo: Desafios do exercício de suas competências’, organizada pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal).

Mais
Jundiaí prepara a Conferência Livre

Roberto Júnior, contador geral do município, e o secretário Paulo Galvão

Roberto Júnior, contador geral do município, e o secretário Paulo Galvão

No encontro, foram tratados assuntos sobre atribuições do Executivo municipal, políticas públicas locais e até dicas para construir uma prefeitura inovadora.

“Ficamos satisfeitos em saber que muito do que foi falado do evento, nós já estamos trabalhando em Jundiaí. Como a ampliação da participação do servidor e da população na elaboração das ações e a integração do trabalho entre as pastas”, afirmou o secretário de Finanças, Paulo Roberto Galvão.

Segundo ele, a utilização da tecnologia a favor da administração também é importante, assim como a responsabilidade na execução e aplicação das leis em busca de resultados mais eficientes. “Identificamos que Jundiaí está no caminho certo. Não é utopia. É uma tendência”, completa.

Além das questões legais, foi enfatizado o papel da contabilidade que assume uma nova responsabilidade. “A contabilidade é uma ciência social aplicada, que tem como objetivo o estudo do comportamento do patrimônio. Não é simplesmente uma ferramenta de lançamentos de números. É preciso gerar relatórios e, assim, poderemos direcionar melhor as estratégias”, explica Galvão.

A Secretaria
Baseada nesta tendência, a pasta realizou algumas alterações no organograma de trabalho, para que sejam geradas informações e decisões mais eficientes. “O trabalho está sendo segregado da questão financeira, com a criação da Contabilidade Geral do Município e da Controladoria.”

A Contabilidade Geral do Município é responsável pela contabilidade de todos os órgãos da administração indireta e pela consolidação dos dados (direta e indireta), além de desenvolver um novo sistema de informações contábeis (incluindo a gestão de custos). A Controladoria será vinculada à Secretaria da Casa Civil, que dará suporte ao processo de gestão, através de auditoria interna.

Discussão

Na próxima quinta-feira (9), o secretário de Finanças e os diretores da pasta irão participar de fórum de discussão no Tribunal de Contas de São Paulo sobre a nova contabilidade aplicada ao setor público.

“Durante muito tempo, a contabilidade foi um setor estagnado e hoje existe um movimento mundial na convergência das novas normas contábeis na gestão pública, que antes era focada apenas no orçamento e agora será utilizada para os investimentos e na evolução do patrimônio municipal”, conclui Paulo Galvão.

Por Flávia Alves
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/02/profissionalizacao-dos-gestores-municipais-gera-eficiencia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original