Saúde: pacientes que esperavam há anos são operados

Publicada em 04/05/2013 às 16:28

Começou neste sábado (4) o mutirão criado pela Secretaria de Saúde para diminuir a fila de cirurgias eletivas existente no município. Há anos, pelo menos 1,5 mil pessoas aguardam para passar por procedimentos cirúrgicos. O trabalho atende, inicialmente, 50 pacientes, sendo 10 cirurgias marcadas para serem feitas aos sábados, no HU (Hospital Universitário).

Mais
Saúde bucal amplia as ações em Jundiaí

Vacinação contra a gripe amplia a cobertura
Saúde aumenta número de exames clínicos
Gravidez na adolescência e apoio às gestantes é tema de ação

Claudio Miranda foi recebido pelo diretor do HU, Matheus Gomes

Claudio Miranda foi recebido pelo diretor do HU, Matheus Gomes

“É uma ação experimental para reduzir a demanda e aumentar a parceria que existe com o hospital, mantido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí”, disse o secretário Claudio Miranda, que visitou alguns pacientes na manhã deste sábado.

Animados e ansiosos pela cirurgia, todos agradeceram a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “Há um ano e dois meses eu esperava por este dia. Agora, vou ficar livre do incômodo da hérnia”, disse José Nunes Pereira, 62 anos.

José Nunes Pereira estava há mais de 1 ano na fila de espera: alívio

José Nunes Pereira estava há mais de 1 ano na fila de espera: alívio

Leonel Marcansola, 65 anos, sentia dores há mais de um ano. “Estava usando cinta para aliviar a dor. A hérnia cresceu muito rápido e até o médico se surpreendeu. Estou muito feliz pela cirurgia e ansioso para viver uma vida normal.”

A primeira fase do mutirão terá investimento de R$ 80 mil. A grande maioria da demanda é para cirurgias de varizes, hérnia inguinal e vesícula. “São casos em que o paciente não apresenta complicações e pode voltar para casa no mesmo dia ou, no máximo, um dia depois”, afirma Miranda.

Parceria
Para Edmir Américo Lourenço, diretor técnico do HU e vice-diretor da FMJ, a iniciativa fortalece a parceria com a Secretaria de Saúde, utilizando o espaço físico do hospital. “Aos sábados, temos redução no número de leitos do pronto-socorro e, com isso, podemos realizar as cirurgias eletivas. É uma alternativa também para concentrar um número maior de profissionais, entre médicos e enfermeiros.”

Segundo ele, existe um projeto para ampliar o número de leitos da enfermaria com a mudança do Ambulatório da Saúde da Mulher para outro prédio no bairro do Vianelo. “Esta reforma vai ampliar o atendimento de saúde para toda a rede, com maior número de leitos de enfermaria”.

Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/04/saude-pacientes-que-esperavam-ha-anos-sao-operados/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original