Caqui é a fruta da vez no programa ‘Produtor na Praça’

Publicada em 06/05/2013 às 17:14

Para quem gosta de caqui, a boa notícia é que, nas bancas do programa Produtor na Praça, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, ele aparece nesta semana como uma das frutas mais vendidas. E também com o melhor preço, por conta da época propícia e da produção em grande escala.

Na banca instalada em frente ao Paço Municipal, que entra na segunda semana de atividade, são oferecidos três tipos do caqui: o Fuyu e o Chocolate, mais consistentes, e o Rama Forte, para quem prefere a fruta mais mole. A caixa com oito unidades é vendida a R$ 8.

Mais
Confira a programação da Pesca Econômica em maio
Agricultura leva produtores à Agrishow

Caqui: na temporada, a fruta está com bons preços

Caqui: na temporada, a fruta está com bons preços

O produtor responsável pela banca, João Bardi, aproveita para fazer um balanço dos primeiros dias de funcionamento no local. Segundo ele, a experiência tem sido positiva, pois o movimento acontece durante todo o dia, sendo a freguesia formada por funcionários e cidadãos em geral.

“O servidor, principalmente, compra as frutas para comer durante o dia, mas também acaba levando para casa, aproveitando a oportunidade de ter uma banca na saída do serviço”, comenta.

Maria Janete de Oliveira, por exemplo, é uma das clientes diárias. Funcionária da Diretoria de Assuntos Fundiários, ela diz que tem o hábito de comer frutas todos os dias e teve dificuldades de comprá-las quando deixou de ir para o trabalho de ônibus. “Eu comprava nos terminais, mas agora, venho de carro. Com a banca do Paço, posso voltar a adquiri-las todos os dias, como fazia antes.”

Marcos Brunholi foi conferir o movimento na banca do Produtor na Praça

Marcos Brunholi foi conferir o movimento na banca do Produtor na Praça

Leda é esposa de João Bardi e o ajuda na banca. Ela aponta que a salada de frutas é outro item que registra uma saída grande. “Pela facilidade de já estar pronta e embalada, na medida necessária para uma pessoa se alimentar”, explica.

A comerciante observou também que algumas pessoas estão adotando o hábito de comer frutas depois que começaram a comprar na banca em frente ao Paço.

“É uma questão de oportunidade, pois se a pessoa tiver dificuldades para comprar ou preparar, vai acabar desistindo, o que não acontece quando se tem à disposição, como neste programa”, salienta.

Feira Orgânica
O secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, que nesta segunda-feira (6) visitou a banca em frente ao Paço, comentou sobre o sucesso do programa, assim como a banca de produtos orgânicos instalada na avenida 9 de Julho e que completou duas semanas no domingo.

De acordo com o secretário, os permissionários do local têm voltado para casa sem nenhuma sobra dos produtos que levam para vender. O consumidor que está acostumado a comprar produtos orgânicos sabe a diferença, embora a produção tradicional não ofereça nenhum risco. “Por isso mesmo estamos contribuindo para auxiliar no crescimento desse segmento”, comenta Brunholi.

As bancas do programa Feira Orgânica de Jundiaí funcionam sempre aos domingos, das 7h às 13h, na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, entre as avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre. Já a banca do Produtor na Praça em frente ao Paço atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/06/caqui-e-a-fruta-da-vez-no-produtor-na-praca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original