Limpeza do rio Jundiaí Mirim reúne mais de 100 pessoas
Publicada em 08/05/2013 às 09:09Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, no domingo (9) foi realizada a 13ª edição da limpeza do Rio Jundiaí Mirim, promovida pela escola de mergulho Jornada Sub com apoio oficial da prefeitura. Mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da ação que retirou dois barcos pequenos cheios de lixo, em uma extensão de 1 quilômetro do rio a partir da ponte da Avenida Alexandre Milani, no bairro do Caxambu.
Mais
Equipe pré-infantil de ginástica artística conquista 1º lugar
“Neste ano recolhemos mais lixo do que em 2012. Retiramos uma quantidade considerável de lixo industrial, duas armadilhas de animais, entulho de construção, pneus e muito material plástico, como garrafas pet. Neste trecho, o acesso ao rio é restrito, pois passa em propriedades particulares e o acesso da população é mais difícil, o que nos faz imaginar que o lixo esteja vindo de pontos mais altos do rio”, conta Alvanir de Oliveira, idealizador da ação.
Alexandre Baietti, assessor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, participou da ação. Ele considera de suma importância a presença das crianças. “Eles irão crescer com a responsabilidade de preservação do meio ambiente.”
Com apoio também do Corpo de Bombeiros, a limpeza contou com a participação do Grupo Escoteiro Curugui, que levou mais de 40 pessoas. “Esta é uma maneira de se fazer a conscientização ecológica, a fim de preservar este manancial responsável por 90% da capacitação da represa que abastece a cidade”, disse o chefe escoteiro Antônio Dias de Almeida, de 71 anos.
A gestora ambiental Patrícia Polli levou os sobrinhos Rauani, de 8 anos, e Raine, 4, para ajudar na limpeza do rio. “Esta é a forma mais eficiente de educação ambiental. Tendo este tipo de experiência na infância, eles poderão ser adultos mais responsáveis com o meio ambiente.”
História de família
“Há muitos anos, nossa família se une para fazer a limpeza do rio e suas margens. Ao passar dos anos, mais pessoas se juntavam ao grupo”, conta Valéria Oliveira, que participou ao lado de muitos familiares, assim como a matriarca da família Emilie Keller, de 96 anos, que foi conferir o trabalho do grupo.
Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original