Limpeza do rio Jundiaí Mirim reúne mais de 100 pessoas

Publicada em 08/05/2013 às 09:09

Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, no domingo (9) foi realizada a 13ª edição da limpeza do Rio Jundiaí Mirim, promovida pela escola de mergulho Jornada Sub com apoio oficial da prefeitura. Mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da ação que retirou dois barcos pequenos cheios de lixo, em uma extensão de 1 quilômetro do rio a partir da ponte da Avenida Alexandre Milani, no bairro do Caxambu.

Mais
Equipe pré-infantil de ginástica artística conquista 1º lugar

Grupo percorreu cerca de 1 quilômetro do rio recolhendo o lixo

Grupo percorreu cerca de 1 quilômetro do rio recolhendo o lixo

“Neste ano recolhemos mais lixo do que em 2012. Retiramos uma quantidade considerável de lixo industrial, duas armadilhas de animais, entulho de construção, pneus e muito material plástico, como garrafas pet. Neste trecho, o acesso ao rio é restrito, pois passa em propriedades particulares e o acesso da população é mais difícil, o que nos faz imaginar que o lixo esteja vindo de pontos mais altos do rio”, conta Alvanir de Oliveira, idealizador da ação.

Alexandre Baietti, assessor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, participou da ação. Ele considera de suma importância a presença das crianças. “Eles irão crescer com a responsabilidade de preservação do meio ambiente.”

Com apoio também do Corpo de Bombeiros, a limpeza contou com a participação do Grupo Escoteiro Curugui, que levou mais de 40 pessoas. “Esta é uma maneira de se fazer a conscientização ecológica, a fim de preservar este manancial responsável por 90% da capacitação da represa que abastece a cidade”, disse o chefe escoteiro Antônio Dias de Almeida, de 71 anos.

Alvanir de Oliveira, idelizador da ação

Alvanir de Oliveira, idelizador da ação

A gestora ambiental Patrícia Polli levou os sobrinhos Rauani, de 8 anos, e Raine, 4, para ajudar na limpeza do rio. “Esta é a forma mais eficiente de educação ambiental. Tendo este tipo de experiência na infância, eles poderão ser adultos mais responsáveis com o meio ambiente.”


História de família

“Há muitos anos, nossa família se une para fazer a limpeza do rio e suas margens. Ao passar dos anos, mais pessoas se juntavam ao grupo”, conta Valéria Oliveira, que participou ao lado de muitos familiares, assim como a matriarca da família Emilie Keller, de 96 anos, que foi conferir o trabalho do grupo.

Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/08/limpeza-do-rio-jundiai-mirim-reune-mais-de-100-pessoas-no-caxambu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original