Semana de Museus leva bom público ao Solar

Publicada em 13/05/2013 às 18:25

A movimentação no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão) foi intensa sábado (11), quando foi aberta a 11ª Semana de Museus. As atividades prosseguem até o próximo dia 18 (sábado).
Neste ano, a reflexão proposta no Solar é baseada no tema “Jundiaí, Nostra África.” A abertura contou com programação intensa, com três cortejos que se encontraram em frente ao Museu e atraíram a atenção de quem passava pelo Centro.

Confira toda a programação

Três cortejos se encontraram em frente ao Museu na abertura do evento

Três cortejos se encontraram em frente ao Museu na abertura do evento

A programação faz parte da comemoração do Dia Internacional de Museus (18 de maio), que abrange todo o território nacional . Segundo o diretor do Solar, Jean Camoleze, o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é ‘Memória + Criatividade = Mudança Social’. “Jundiaí sempre conta sua história destacando a imigração italiana. No entanto, os negros chegaram antes e precisam ser lembrados”, disse.

A programação conta ainda com uma exposição com diversos objetos que contam a história dos negros em Jundiaí. “Estamos trabalhando com uma curadoria colaborativa, que contou com participação de diversos negros na cidade. Eles contribuíram muito para a mostra.”

Alegria
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, ver o Solar lotado num sábado foi uma alegria. “Nesta nova administração, a intenção é de ter o museu como um local para a inclusão social. Queremos trazer uma visão da participação popular. A intenção é estimular o hábito, para que aquela ideia de que museu não é um local para o povo seja desmistificada.”

O diretor do Museu, Jean Camoleze: programação intensa até dia 18

O diretor do Museu, Jean Camoleze: programação intensa até dia 18

O responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, participou do evento e elogiou o tema proposto. “É um assunto propício, já que a história do negro existe sem Jundiaí. No entanto, a história dessa cidade não existiria sem os negros.”

A programação da 11ª Semana Nacional dos Museus prossegue no Solar do Barão. Ela pode ser conferida AQUI.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações: (11) 4521-6259.

Ferroviário
O Museu da Cia Paulista de Estradas de Ferro também preparou atividades especiais para comemorar a Semana Nacional de Museus. A abertura ocorre nesta terça-feira (14), com café da manhã com contação de causos, às 9h.

Na próxima quarta-feira (15), será realizada uma apresentação de dança do ventre, às 10h, e exibição de vídeos do acervo do museu, às 14h. Nos dias 17 e 18 (sexta e sábado) acontecem as oficinas de grafite e lambe-lambe/estêncil.

Para fechar a programação, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira se apresenta às 10h. Mais informações: (11) 4522-4727.

Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/13/semana-de-museus-leva-bom-publico-ao-solar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original