Vem aí a 9ª Olimpíada de Redação
Publicada em 14/05/2013 às 14:01Vem aí a 9ª Olimpíada de Redação. O edital 001/2013, que trata do assunto, foi publicado na página 18 da Imprensa Oficial de 10 de maio. As inscrições poderão ser feitas neste site, a partir de 24 de maio.
Mais
Secretário de Educação inicia visita às escolas municipais
Para a categoria pré-mirim (de 6 a 7 anos), o tema é “Se um pinguinho de tinta / cai num pedacinho azul de papel/ num instante imagino / uma linda gaivota a voar no céu/ …vou com ela”. Neste trecho da música que Toquinho interpreta, existe a gaivota que convida você, amiguinho, para voar com ela…para onde? Para um lugar encantado. Um lugar de liberdade. Conte uma história para o tema : “A cidade que não tinha portas, nem brigas, nem medos”. Como seria este lugar? Você acha que pode existir um dia?
Na categoria mirim (de 8 a 10 anos), o tema é Nietzsche diz “A criança é livre. Ela é, por natureza, artista. Ao buscar, ela cria e recria, constrói e destrói, pinta e apaga.” Então, vamos criar: faça uma história (narração e descrição) que traga no “Era uma vez um reino onde as pessoas precisavam convencer o rei a ser feliz.” Como será que elas fariam isso? Pois se o rei ficasse feliz, haveria muitas festas, alegria e felicidade para todo o povo.
Já a Categoria infantil (de 11 a 14 anos), o tema é “Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. De acordo com esta afirmativa contida no livro “O pequeno príncipe” de Exupery, construa uma narrativa onde você coloque uma experiência de amizade, de solidariedade, onde por algum motivo, você tenha oferecido seu carinho, sua atenção a alguém.
A categoria juvenil (de 15 a 17 anos) traz como tema “A busca constante por algo novo, seja na vida profissional como na particular, a ansiedade que advém das competições que a vida impõe nesta fase, trazem, muitas vezes, um cansaço em relação aos ideais. Transfira esta situação, numa dissertação com o seguinte tema: “Sente-se uma insatisfação, sobretudo dos jovens, perante um mundo que já não oferece nada, só vende.”(José Saramago)
Para a categoria adulto (acima de 18 anos), o tema é “O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos… pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem estas virtudes a vida será de violência e tudo será perdido.”Com base neste texto de Charles Chaplin, no discurso do filme “O Grande Ditador”, elabore uma dissertação onde sejam exaltados os sentimentos humanos em favor de um mundo melhor.
Cada participante poderá inscrever uma obra, com no máximo 50 linhas. A redação não poderá conter qualquer identificação pessoal do candidato. O texto participante deverá conter apenas o título.
Por Rosana Pagano
Fotos: Paulo Grégio e divulgação
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original