Casuo: um novo ‘universo’ encanta Jundiaí

Publicada em 14/05/2013 às 09:49

“O mundo está muito preto e branco. Vamos colorir!” É com essa frase que o palhaço Marcos Casuo iniciou o espetáculo, já visto por mais 1,3 milhão de pessoas de todo Brasil, sábado (11) à noite, no Teatro Polytheama. “Universo Casuo” é um show de acrobacias, teatro, dança e música ao vivo. Uma hora e quarenta minutos de pura fantasia, sonho e imaginação circense, capazes de tornar o mundo novamente colorido.

Mais
Fique por dentro do que acontece em Jundiaí
Vem aí a Virada Cultural 2013

Espetáculo em Jundiaí já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas

Espetáculo em Jundiaí já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas

Antes de lançar carreira solo, em 2008, Marcos trabalhou no famoso circo canadense Cirque Du Soleil, no show Alegria, onde por 8 anos atuou sendo o único brasileiro protagonista da obra. “Eu tenho o circo como minha vida, acredito que o Brasil é muito mais do que futebol ou carnaval. Nós temos a arte, só precisamos colocá-la em prática”, afirmou.

Encantados com o trabalho de Marcos e a trupe, Cristiano Guimarães (secretário de Comunicação Social) e Tércio Marinho (secretário de Cultura) acompanharam o espetáculo UC. “Um grande espetáculo que nos remete à infância e nos desliga completamente dos problemas do dia a dia. É importante valorizarmos a cultura e as artes e o circo como uma das mais antigas formas de expressão artística merece todo nosso incentivo”, explicou Guimarães.

“Esperamos que este espetáculo e tantos outros de qualidade que circulam no Brasil e no mundo se apresentem mais vezes em Jundiaí, que merece atrações deste nível” destacou o secretário de Comunicação.

Para Tércio Marinho, Marcos é exemplo de superação e serve de referência para os artistas jundiaienses. “Casuo é o resultado daquele esforço profissional que a gente sabe que brasileiro faz todos os dias”, disse.

Marcos Casuo com os secretários Cristiano Guimarães e Tércio Marinho

Marcos Casuo com os secretários Cristiano Guimarães e Tércio Marinho

Projeto cultural
Emocionado, Marcos Casuo disse estar empenhado em um projeto. Ele já comprou uma lona de circo e pretende, ainda este ano, levar e ministrar aulas circenses para várias cidades. Há possibilidade, inclusive, de iniciar este trabalho em Jundiaí. “O Instituto Casuo é um projeto com alicerce educacional. Na verdade, queremos trabalhar com pessoas que não têm motivação para os estudos”, espera.

Além do trabalho educacional, o artista pretende mostrar o circo como fonte de renda para os participantes. “Quero ensinar que o circo é uma empresa, que dentro dele precisamos de engenheiros, advogados, fisioterapeutas, maquiadores, cabelereiros, comunicadores, entre outros profissionais. Quero, sim, formar novos artistas circenses conhecedores do meio empresarial, também”, espera.

Integrando a equipe Universo Casuo, a artista jundiaiense Thais Pereira trabalha há 4 anos no show com a Lira, uma tradicional atividade realizada em um aro de ferro preso a uma corda no teto. “Espero trabalhar nesse novo projeto de Marcos e trazer essa ideia para a cidade que eu amo e escolhi morar. Temos artistas talentosos aqui em Jundiaí”, conta.

Amor pela imaginação
Juliana Moga Móra é apaixonada por circo desde criança e se encantou pelo Universo Casuo. “A única referência que eu tinha era o Cirque Du Soleil. Quando descobri o UC, eu fiquei muito feliz. Gosto tanto de circo que faço aulas de tecido acrobático em uma escola de dança da cidade. Minha paixão sempre foi contorção”, contou.

Conhecer Marcos Casuo era um sonho que foi realizado por ela nesse sábado. “Quando descobri que a trupe faria uma apresentação em Jundiaí, atrasei a mensalidade da escola de dança e comprei o ingresso. O trabalho de Marcos Casuo é maravilhoso”, concluiu.

Por Isabela Silva
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/14/um-novo-universo-encanta-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original