Primeira-dama visita Amarati e conhece projetos da entidade

Publicada em 15/05/2013 às 14:51

A primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, visitou na manhã desta quarta-feira (15) as instalações da Amarati (Associação de Educação Terapêutica para Portadores de Lesões Neurológicas), cuja sede, na avenida União dos Ferroviários, concentra os atendimentos a 250 pacientes, de recém-nascidos a adultos. A visita faz parte do desejo de Margarete de conhecer mais de perto o trabalho das entidades sociais da cidade, com o objetivo de estabelecer parceria com elas.

Mais
Inscrições abertas para a Conferência Municipal

Margarete percorreu todos os setores da Amarati

Margarete percorreu todos os setores da Amarati

Margarete estava acompanhada de Antonio Donizete Passarini e foi recebida pela assistente social da entidade, Maria Denise Bonassi. Ela mostrou à primeira-dama todos os setores da Amarati e contou um pouco da história de cada um deles.

O trabalho do local é um dos mais importantes no atendimento à população que necessita de atendimento especializado, com históricos diferentes de lesões neurológicas. “Os mais comuns derivam de partos mal sucedidos, mas também há casos de acidentes, principalmente automobilísticos, que resultam em sequelas neurológicas com danos físicos”, explicou a assistente social.

A primeira-dama ficou impressionada com a dedicação com que os pacientes são tratados pelas diversas equipes. “Isso é importante pois deve refletir diretamente no resultado das terapias.” Em uma das salas, onde se desenvolve o Projeto Arteiro, ela ficou feliz em saber que parte dos equipamentos foi adquirida por meio de emenda de liberação de recursos de Pedro Bigardi enquanto deputado estadual. “Ele nos ajudou muito quando esteve lá (na Assembleia Legislativa)”, disse Denise.

A sala do Projeto Arteiro teve emenda do então deputado Bigardi

A sala do Projeto Arteiro teve emenda do então deputado Bigardi

Colaboração
A situação da Amarati, como da maioria das instituições em todo o País, é de dificuldades também. Porém, como lembrou Margarete, as pessoas não precisam colaborar tão somente com ajuda financeira ou material. “Muitas vezes, o que contribui para o processo é fazer uma visita, abraçar e ouvir, isso pode ser muito gratificante também para nós.”

Mas quem puder contribuir com algum o custeio de alguma atividade, pode entrar em contato pelo telefone 3378-5800. Denise explicou que não há valor mínimo ou máximo, pois qualquer ajuda é sempre bem vinda.

Atualmente, a Amarati conta com 250 pacientes em tratamento, tem 50 pessoas no atendimento, entre profissionais da área médica e terapêutica e pessoal de apoio. Os recursos vêm da soma de parcerias e convênios com órgãos como o governo federal, a Prefeitura (por meio do Fundo Social, Secretaria de Saúde, Semads e Secretaria de Educação) , telemarketing e programas de geração de renda, esses com a participação das mães de pacientes.

A entidade existe há 30 anos e atualmente é presidida pelo empresário Umberto Cereser. Toda a diretoria, também, é composta por voluntários.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/15/primeira-dama-visita-amarati-e-conhece-projetos-da-entidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original